04 10 MARIA FULÔ

Por Marcos Lima Mochila

 

Teve início nesta sexta-feira (04/10) e vai até o dia 13 deste mês, no Centro de Convenções, em Olinda, a XII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco.

Aproveitando este evento especial e de tanta importância para a cultura pernambucana, a escritora e poeta Marta Velozo lança, mais uma vez, o seu primeiro romance, Epístolas à Maria Fulô.

O livro já foi lançado na Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco, Academia Caruaruense de Ciências, Letras e Artes, FENELIVRO e Flipo.

06 10 ESCRITORA MARTA VELOZOSobre Marta Velozo

A escritora caruaruense é autora da Saga poesias e contos, Auto de Carnaval (poema em forma de papiro), (Ah!) Recife (poemas editados em Braile).

Marta participou das lutas pela redemocratização, militando na Pastoral da Juventude (Teologia da Libertação), no Movimento Estudantil, e nos bairros por moradia e livre expressão também no campo da arte.

Na década de 90 e início do século, participou da luta pela ampliação dos direitos sociais, atuando principalmente na luta pela reforma agrária junto aos trabalhadores das usinas falidas nos estados de Pernambuco e Alagoas.

Participou do Quarta às Quatro (UBE-PE), Fliporto, foi homenageada no programa ‘A ficção em Pernambuco’ e no ‘Poetas da Terra’ (SESC).  Ganhou o 2° lugar na Fliporto 2006, na categoria contos.

Sobre o Livro ‘Epístolas à Maria Fulô’

No ‘Epístolas à Maria Fulô’, a escritora e poeta, reúne mensagens, cartas, telegramas, e-mails e bilhetes narrados pelas personagens que aos poucos desvendam a conexão entre duas mulheres e revelam sutilezas das relações homoafetivas e desafios das lutas, no contexto da sociedade autoritária e excludente.

O romance relata a relação homoafetiva entre as personagens Beatriz D’ Alves (escritora pernambucana) e Maria Fulô (médica mineira). A história é contada através de cartas, e-mails, mensagens de celular, cartões postais, depoimentos, bilhetes. Assim, vai se descobrindo a relação com os vacilos, dúvidas, aproximações, afetos que podem existir em uma relação amorosa. Por ser uma relação homoafetiva, que se passa nos dias atuais existe, entrelaçada com  vontade de estarem juntas, a carga do preconceito, do medo, da repressão e da violência.

Diante dos fatos ocorridos na  Bienal do Rio, quando o governo proibiu a venda de livros que colocam  a liberdade e igualdade de gênero, tendo que voltar atrás diante da mobilização dos leitores e ação da imprensa, torna-se importante a resposta das pessoas que defendem a liberdade de expressão e são sensíveis ao direito de liberdade de gênero, na Bienal em Pernambuco.

O romance relata fatos ocorridos desde que se instalou o governo autoritário e torna-se instrumento  para a luta contra o fundamentalismo supostamente religioso e a violência institucionalizada do Estado.

O ‘Epístolas à Maria Fulô’ pretende ser um provocador dessas reflexões.

Serviço

Lançamento de ‘Epístolas a Maria Fulô’.

Autora: Marta Velozo

Local: Bienal do Livro 2019 – Centro de Convenções – Plataforma de Lançamentos – Auditório Geek

Data: 07/10/2019 – 15h

Contato: (81) 98869-0735

Email: martavelozo@gmail.com      

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar