IMG-20190828-WA0058

O Governo do Estado pode firmar convênio com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) para a realização de projetos na área de Meio Ambiente e que podem causar impacto positivo na luta contras mudanças climáticas. Também podem ser firmados acordos na área de saneamento básico. A reunião aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, entre o governador Paulo Câmara e Phillipe Orliange, diretor regional da AFD.

Paulo Câmara apresentou a Orliange, as principais realizações da sua gestão voltadas para o médio e longo prazo, e falou sobre o grande desafio que é o desenvolvimento sustentável das grandes cidades. “”Essa questão do Meio Ambiente, nunca deixamos de lado. Pelo contrário, nós intensificamos. Estamos ampliando as áreas de conservação, temos uma série de projetos de preservação do meio ambiente interessantes, com relação também à água, ao saneamento e à recuperação de bacias”.

O gestor apontou ainda, os pontos de confluência dos objetivos do Estado com o pensamento da AFD. “Para nós, é uma oportunidade importante de iniciar um diálogo mais aprofundado com relação a vários temas””.

Phillipe Orliange mostrou entusiasmo com o foco das ações governamentais em Pernambuco, adiantando que seguem as mesmas diretrizes das que são utilizadas pela Agência Francesa. ““As áreas que falei e as que o governador apontou, como a questão distribuição da água, fazem parte da nossa agenda. A agenda de desenvolvimento do Estado de Pernambuco é muito semelhante, muito perto da nossa estratégia””.

O diretor da AFD adiantou como a entidade atua. “A Agência tem dois grandes filamentos para trabalhar esse tipo de parceria: financiamento, na forma de crédito a longo prazo, com períodos de carência e taxas melhores que as do mercado, e também doações para as parcerias técnicas que acompanham os financiamentos”.

Durante a conversas foram debatidos vários assuntos específicos, como monitoramento da emissão de gases de efeito estufa, elevação do nível do mar, instalação de usinas solares, destinação de resíduos sólidos, potencial do Rio São Francisco e construção de parques lineares.

Em novembro deste ano, a capital pernambucana vai sediar a Conferência Brasileira de Mudança do Clima, tema que também entrou na discussão. Foi acertada ainda uma reunião mais estreita com as secretarias envolvidas já para o próximo mês de setembro, para alinhar os projetos a serem desenvolvidos por meio desta parceria.

Da reunião, participaram os secretários Antônio Bertotti, do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marcelo Bruto, do Desenvolvimento Urbano e Habitação, e Antônio Carlos Figueira, da Assessoria Especial, além dos secretários executivos Adriano Danzi, de Planejamento, Orçamento e Captação, e Maíra Fischer, de Desenvolvimento Econômico.

CAZAQUISTÃO – Antes da reunião com o representante da AFD, Paulo Câmara se reuniu com o embaixador da República do Cazaquistão no Brasil, Kairat Sarzhanov. O diplomata entregou ao governador uma lista de interesses, com os pontos principais de negociação com o Brasil. Kairat se colocou à disposição para colaborações e destacou como papel principal da sua visita o desenvolvimento do comércio com o Brasil, que já tem histórico de exportação para o Cazaquistão.

O governador, por sua vez, ressaltou os potenciais da economia de Pernambuco e do Nordeste.

Fotos: Hélia Scheppa/SEI

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar