IMG-20190715-WA0204
Repercutiu intensamente em todos o Estado e, em particular, no município de Caruaru, a divulgação feita pelo Blog Revista TOTAL, no dia 5 de julho passado, do resultado do Estudo Técnico realizado naquela cidade, o qual apontou a prefeita Raquel Lyra (PSDB, como candidata preferida do eleitorado para alcançar a reeleição. A credibilidade desses trabalhos realizados pelo Grupo TOTAL há cerca de quinze anos, fez com que grande parte da Imprensa passasse a noticiar a previsão.
Marcelo Mesquita, diretor-presidente do Grupo TOTAL, explicou que esse tipo de repercussão já é esperado. “Estamos acostumados com esse tipo de posicionamento dos colegas jornalistas que atuam nas emissoras de radio e blogs, além dos jornais diários e semanais, que ainda circulam pelo Interior. Nossos prognósticos são esperados com ansiedade, pelos políticos e pelas principais lideranças empresariais e comunitárias, que confiam plenamente em nosso trabalho, por conta da seriedade e competência com que é realizado”.
“Passamos a ter reconhecimento e credibilidade desde quando a Revista TOTAL publicou uma matéria de capa indicando que Eduardo Campos (PSB) seria eleito governador. Naquele momento, Eduardo tinha apenas 3% de intenções de votos, segundo os institutos de pesquisa de opinião pública. Não é que os institutos estivessem errados. A diferença é que eles indicavam o retrato daquele momento, enquanto nós fazíamos a previsão com base nos apoios políticos, dos empresários e dos líderes comunitários, que já haviam se definido por apoiar Eduardo”, adiantou Mesquita.
Sobre o resultado registrado em Caruaru, Mesquita disse que o mais importante apoiador de Raquel é o seu pai, o ex-governador, deputado e prefeito João Lyra Neto, filho de João Lyra, outro grande líder político do município. Também apontou como importantes apoiadores os deputados Daniel Coelho (Cidadania), federal e Priscila Krause (DEM) estadual e a maioria dos atuais vereadores e uma boa quantidade de ex-vereadores.
Para o empresário, essas verificações são feitas dentro de um contexto que o cientista político e professor da Universidade Federal de Pernambuco Clovis Myiachi descreve como Futurismo. Ele defende a tese de que esses tipos de trabalhos já vêm sendo executados por especialistas na Europa e especialmente, na Inglaterra e outros países do Reino Unido. “É uma forma muito técnica e que exige uma capacidade de avaliação e previsão muito alta para se conseguir entender os levantamentos e efetuar as previsões. A equipe de Marcelo Mesquita tem muita experiência e atua com muita eficiência”, afirmou o especialista no assunto.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar