Ministro do Turismo discursa em cerimônia de apresentação do programa, em Brasília. Foto: Roberto Castro/MTur
Ministro do Turismo discursa em cerimônia de apresentação do programa, em Brasília (Foto: Roberto Castro/MTur)

Postado por Marcos Lima Mochila

 

 

 

O governo federal promete investir R$ 200 milhões para incentivar o turismo em 30 rotas selecionadas, além do Distrito Federal. O programa Investe Turismo é uma parceria entre o Ministério do Turismo, o Sebrae e a Embratur. O objetivo é aumentar a oferta turística. Os roteiros incluídos no programa estão espalhados por todas as regiões do país.

04 06 TURISMO 1

De acordo com o Ministério do Turismo, a ideia é juntar recursos do setor privado e do setor público. “Se sozinhos temos um orçamento enxuto, quando unimos forças, temos um mundo de oportunidades. Vamos provocar uma transformação na gestão do turismo nessas rotas estratégicas, ampliando o fluxo de turistas nesses destinos e a geração de negócios, empregos e renda”, diz o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

Segundo informações do Ministério, um grupo composto por cento e cinquenta e oito municípios brasileiros será o primeiro a ser contemplado com o pacote de ações de investimentos, incentivos a novos negócios, acesso ao crédito, marketing, inovação e melhoria de serviços voltados para o setor, previstos no programa.

As rotas turísticas selecionadas vão receber um pacote de ações organizadas em quatro linhas de trabalho que vão desde o fortalecimento da governança, por meio de uma agenda estratégica entre setor público e privado; a melhoria dos serviços e atrativos turísticos, com foco especial às micro e pequenas empresas; marketing e apoio à comercialização, por meio de campanhas, produção de inteligência mercadológica e participação em eventos estratégicos; e a atração de investimentos e o apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento.

04 06 TURISMO CARLOS MELLES“Estamos trabalhando para a retomada do crescimento. Tudo está sendo feito para que o Brasil tenha um terreno fértil, capaz de dar condições para que os pequenos negócios brotem”, disse o diretor-presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles.

O programa também prevê ainda a entrega de um Plano Integrado de Posicionamento de Imagem do Brasil, um Plano Nacional de Atração de Investimentos e a implantação de um Mapa do Turismo Inteligente e integra o Plano Nacional de Turismo para o período entre 2018 e 2022.

A primeira fase do programa abrange 158 municípios das cinco regiões do país. A meta é trazer competitividade às rotas turísticas consideradas estratégicas.  Os municípios farão parte de um pacote de ações de investimentos, incentivos ao empreendedorismo, acesso ao crédito, marketing e qualificação profissional.

As rotas serão organizadas em quatro linhas de atuação:

1) fortalecimento da governança;

2) melhoria dos serviços e atrativos turísticos;

3) atração de investimentos e apoio ao acesso a linhas de crédito e fontes de financiamento;

4) marketing turístico e apoio à comercialização, sendo que a ampliação da competitividade poderá acontecer por maio de parcerias entre o setor público e privado.04 06 TURISMO GILSON NETO

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) Gilson Machado Neto avalia que o programa pode acelerar o desenvolvimento da atividade turística em todo o território nacional e possibilitar a vinda de mais turistas estrangeiros ao país. “O Investe Turismo poderá mudar o patamar de destinos turísticos brasileiros e auxiliar a posicionar uma imagem estratégica e integrada do Brasil como destino turístico no mercado internacional. A Embratur está atenta aos indicadores internacionais para atender essa agenda“, afirmou.

Para ele, o lançamento do Programa é mais uma demonstração do Governo que a atividade turística é tratada como prioridade e está no centro da agenda econômica do país. “O presidente da República, Jair Bolsonaro, acredita no crescimento do turismo que terá contribuição decisiva na retomada econômica. Turismo na veia, como política de estado”, enfatizou.

Região Nordeste

O Nordeste é a região com maior número de municípios contemplados na primeira fase do Programa Investe Turismo, com 56 cidades e um total de 10 rotas. Entre elas, Maceió e Costa dos Corais (AL), Aracaju e Cânions do São Francisco (SE), Teresina e Serra da Capivara (PI) e Fernando de Noronha (PE).

Região Sul

No Sul do país, 35 municípios terão quatro rotas: Porto Alegre e Serra Gaúcha (RS), Porto Alegre e Missões (RS), Corredor do Iguaçu (PR), e Serra-Mar Catarinense (SC).

Região Sudeste

A Região Sudeste apresenta cinco rotas que envolvem 30 municípios que abrangem as Cidades Históricas de Minas Gerais, Rio de Janeiro Imperial e o Litoral Norte de São Paulo.

Regiões Norte e Centro-Oeste

As regiões Norte e Centro-Oeste participam com 18 municípios cada e sete e quatro rotas estratégicas respectivamente. No Centro-Oeste, Brasília e Chapada dos Veadeiros (DF e GO), Goiânia, Pirenópolis e Goiás (GO), Pantanal Norte e Chapada dos Guimarães (MT), Rota Pantanal Sul e Bonito (MS). Enquanto na Região Norte, as rotas são: Manaus e Polo Amazônico (AM), Belém, Ilha do Marajó, Santarém e Alter do Chão (PA), Palmas e Jalapão (TO), Boa Vista e Monte Roraima (RR) e Macapá (AP).

Fonte: Embratur 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar