“OPERAÇÃO SÃO JOÃO” COMEÇA COM VISTORIAS DOS BOMBEIROS


Para garantir a animação dos 2,5 milhões de pessoas que vão circular pelos arraiais juninos do Estado, a Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) deu início à Operação São João, que vai garantir a segurança de milhares de pernambucanos e turistas durante os festejos juninos em todas as regiões. Os trabalhos começaram com as vistorias realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco em todos os locais públicos e privados onde foram realizados eventos festivos.
O coronel Manoel Cunha, comandante geral do CBMPE, disse que, em todos os locais devem existir os equipamentos de segurança exigidos pelo Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico (COSCIPE) e apresentar o Projeto Executivo para ser analisado e aprovado (Atestado de Vistoria do CB). “As barracas para venda de fogos de artifício também devem estar localizadas em pontos autorizados e regularizadas pelas Prefeituras Municipais e pelo Corpo de Bombeiros”.
O oficial disse que esse trabalho preventivo é muito importante para que sejam evitados acidentes. “Nosso efetivo está preparado para a realização das vistorias. Por conta dessas ações, em Pernambuco não tem se registrado casos de gravidade, embora milhares de pessoas participem de inúmeros eventos em praças públicas, curtindo a grande diversidade de nossa cultura popular”.
EFETIVO – O secretário Antonio de Pádua explicou que o trabalho dos servidores da Polícia Militar (PMPE), Polícia Civil (PCPE), Corpo de Bombeiros (CBMPE), Gerência Geral de Polícia Científica (GGPOC) se dará de maneira integrada com outros órgãos estaduais, municipais e federais, com o objetivo de reduzir os crimes contra a vida, as mortes e lesões no trânsito, os crimes contra o patrimônio, assim como os acidentes com fogos de artifícios e fogueiras. “Esse planejamento, que envolve tantos atores da segurança pública, ocorre com meses de antecedência justamente para manter o clima de paz social e a alegria característicos das festas de São João”.
Cerca de 600 festas e eventos serão atendidos pela SDS, com emprego de policiamento Civil e Militar e Corpo de Bombeiros. “Justamente pra atender essa demanda, descentralizamos os Centros de Comando e Controle (CCC) para os municípios de Caruaru e Serra Talhada, assim como vamos implantar delegacias móveis e estandes do Alerta Celular nos principais polos de festas”.
EFETIVO – Do total de postos de trabalho ativados para o São João em 2019, 17.290 são da PMPE, 4.457 integram a PCPE, fazem parte do CBMPE 5.621, 431 são da Corregedoria Geral da SDS, 288 vêm da GGPOC e 65 do Grupamento Tático Aéreo (GTA). Os recursos extras empregados na operação, para o pagamento de diárias dos servidores, são da ordem de R$ 2,5 milhões.
Em Caruaru, que tem mais de 400 atrações programadas, os postos de trabalho planejados para todo o período junino, haverá o apoio do Grupamento Tático Aéreo (GTA).
Na Capital do Forró, a SDS montou um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) no pavilhão de eventos do Pátio do Forró, monitorando não só a cidade, mas também outros municípios do Agreste e da Zona da Mata. Nele, será feito o videomonitoramento da festa em todas as noites de evento no local.
ALERTA CELULAR – Nas cidades do Recife, Caruaru e Gravatá, o público poderá se cadastrar no programa Alerta Celular. Na Capital, o atendimento vai acontecer no Sítio da Trindade, em casa Amarela, enquanto nos municípios do Agreste e Sertão, haverá equipes da SDS nos respectivos Pátios de Eventos. O horário nesses locais será das 18h às 2h, no período de 22 a 24/06.
Registrando o IMEI do telefone no sistema da SDS e fazendo o boletim de ocorrência na delegacia mais próxima, o cidadão tem a chance de recuperá-lo caso seja vítima de roubo ou furto. Nas abordagens a suspeitos, policiais consultam o número do IMEI e, se o aparelho encontrado estiver com alerta de roubo no sistema, é possível devolvê-lo ao verdadeiro dono.
Fotos: Luciano Luck/SDS
