IMG-20190419-WA0077
Por Marcos Lima Mochila
O projeto de realização de pesquisas e levantamentos por todo o Estado de Pernambuco, tem demonstrado, ao longo desses anos, a seriedade com que vem sendo feito, como também a competência da equipe comandada por Marcelo Mesquita. Com isso, a revista tem alcançado índices de acerto superiores a 90 por cento em todas as eleições – municipais, estaduais e nacionais -, desde 2006.
As pesquisas que vêm sendo realizadas durante este mês de abril têm demonstrado algumas novidades e muitas surpresas, com relação às eleições municipais de 2020, assim como a confirmação de alguns nomes que já vêm dando mostras de força na caminhada para esse pleito.
Um nome que vem se firmando e crescendo cada vez mais nas pesquisas, que já garantem, com toda a certeza, a sua reeleição, é o do prefeito de Vitória de Santo Antão, Aglaílson Junior.
Aglaílson tem o apoio irrestrito da população vitoriense, além dos principais empresários e das lideranças de Vitória de Santo Antão e conta com a aprovação absoluta da maioria dos componentes da Câmara de Vereadores.
A certeza de sua reeleição garantida também se dá pelo apoio inconteste dos políticos mais importantes da Região, sobretudo de seu pai e grande líder da família Querálvares, José Aglaílson Querálvares, conhecido como Zé do Povo e de outra grande força da região, Henrique Queiroz, além de seu filho Henrique Queiroz Filho, deputado estadual e de Carlos Henrique, secretário da Indústria e Comércio de Vitória de Santo Antão.

IMG-20190419-WA0083

Outros pontos positivos são a prioridade que seu filho, o deputado estadual Aglaílson Victor – que começou muito bem seu mandato na Alepe -, dedicará à sua reeleição, e o importante apoio da família Campos – Renata que, junto com o saudoso ex-governador Eduardo Campos são seus compadres e padrinhos de Aglaílson Víctor e o deputado federal João Campos que, inclusive, fez dobradinha com Victor na campanha das eleições de 2018 -, além de toda a cúpula do PSB estadual.
As grandes obras que vem realizando nas áreas da Saúde – considerada a melhor, em todo Estado -; da Educação, com a melhoria do ensino, disponibilização de transporte e merenda nas escolas municipais, realização de obras de recuperação e manutenção dos prédios das unidades escolares; e da Infraestrutura, como o asfaltamento e o recapeamento de ruas em diversos bairros da cidade e estradas rurais, têm alcançado ampla repercussão entre a população.
Também o credenciam a uma grande vitória, o investimento nas atividades turísticas do município, como o Carnaval e o São João, as ações sociais e o pagamento em dia dos funcionários municipais e dos fornecedores.

O prefeito Aglaílson Júnior completou dois anos de mandato, em dezembro passado, com muito trabalho a mostrar.
O prefeito vitoriense encontrou, no início de 2017, uma prefeitura afogada em dívidas, completamente sucateada, numa cidade que necessitava se recompor.
Começou a colocar a casa em ordem pagando folhas salariais atrasadas, deixadas pela antiga gestão, empréstimos consignados e férias de todo o ano de 2016 dos servidores.
Para equilibrar as finanças e poder dar início aos trabalhos propriamente ditos, ele também cortou gastos indevidos e enxugou o quadro de contratos com pessoal.
Ele também desenvolveu, de imediato, uma série de ações emergenciais, dentre elas a remoção de entulhos por toda cidade, serviços de tapa buracos no centro e nas principais vias do município e a reativação de unidades de saúde que estavam fechadas.

IMG-20190419-WA0082

Por meio de uma parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, o prefeito Aglailson Júnior resolveu um dos problemas mais antigos de Vitória, a falta de água, ampliando todo o sistema de abastecimento da Adutora Tapacurá. Após o melhoramento da rede de abastecimento da área urbana, o prefeito não mediu esforços para garantir um antigo sonho dos moradores do Distrito de Pirituba, colocando água nas torneiras da população, beneficiando 1.400 famílias diretamente.

IMG-20190419-WA0256

IMG-20190419-WA0244

ASSISTÊNCIA
Os programas assistenciais têm levado às famílias vitorienses mais oportunidades. Dois Centros Integrados da Família – CIF foram inaugurados, no bairro Lídia Queiroz e Distrito de Pirituba. São espaços que ofertam cursos de qualificação profissional e que trabalham diariamente a convivência social das famílias em situação de vulnerabilidade.
Também foram inauguradas a Casa dos Conselhos e a Casa do Cidadão no bairro do Livramento – que tem agilizado a retirada de documentos da população.
Em parceria com o Governo do Estado, Aglaílson realizou a implantação do Expresso Cidadão, no Vitória Park Shopping, que hoje atende mensalmente mais de 15 mil pessoas, com serviços jurídicos e emissão de vários documentos e mantém 05 Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, 01 Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua (Centro Pop), além de promover programas de auxilio alimentar, como o Leite para Todos e o Sopão do Povo.

IMG-20190419-WA0236

SAÚDE

Fazendo mais com menos e com o objetivo de aumentar a cobertura da atenção básica de saúde, a Prefeitura da Vitória de Santo Antão inaugurou nesses dois anos 13 Unidade de Saúde, incluindo o maior SAMU de Pernambuco e o mais moderno do Brasil, o SAMU Vitória Governador Eduardo Henrique Accioly Campos. Adquiriu 07 imóveis para construção de unidades de saúde e comprou mais de 40 veículos zero quilômetro (ambulâncias e carros de apoio).
A gestão tem promovido diversas ações na área urbana e rural, levando atendimentos de saúde a quem mais precisa. As comunidades mais distantes e, por conseguinte, mais carentes, que por diversos anos sofreram com a falta de profissionais, tiveram uma atenção especial: novos médicos, enfermeiros e técnicos foram contratados. As unidades ganharam novas ambulâncias e as crianças cadeirantes, usuárias do tratamento fora domiciliar foram contempladas com veículos adaptado, inclusive para os acompanhantes.

IMG-20190419-WA0259

AGRICULTURA

A autoestima dos agricultores e moradores da zona rural foi resgatada com a recuperação das estradas das comunidades rurais, facilitando o acesso para produção agrícola que é um dos pilares da economia vitoriense. Os agricultores ganharam poços artesianos com sistema hidráulico e Títulos de Concessão de Uso.

IMG-20190419-WA0253

EDUCAÇÃO

A educação foi tratada com prioridade, nesses dois anos de governo as vagas na rede municipal de ensino aumentaram (19 mil vagas), as unidades passaram por reformas, receberam mais de seis mil novas bancas e passaram a ter merenda de qualidade. Para os universitários, a prefeitura inicialmente recuperou três ônibus e, logo em seguida adquiriu mais três novos, garantindo um transporte digno para aqueles que precisam estudar na capital pernambucana.

IMG-20190419-WA0261

IMG-20190419-WA0260

MEIO AMBIENTE

Nesse período o cuidado com o meio ambiente foi destaque nos noticiários, o antigo lixão situado há décadas num terreno entre os rios Natuba e dos Borges, encerrou as atividades. A medida cumpriu a Lei 12.305 da Política Nacional de Resíduos Sólidos que concedeu prazo até 2012 para que todos os gestores municipais do Brasil apresentassem seus planos de gestão integrada, fato que não foi cumprido pela antiga gestão.
A atual administração, entendendo a importância e a gravidade da determinação federal, bem como os benefícios para o município, realizou o processo de transbordo, que consiste na retirada total do lixo coletado diariamente para um aterro na Região Metropolitana do Recife.

IMG-20190419-WA0254

CULTURA

Vitória de Santo Antão voltou a figurar no cenário das grandes festividades, desde o primeiro ano de gestão, resgatou a Tradicional Festa de Santo Antão na Matriz. Fez ressurgir o encanto dos foliões no carnaval com incentivo aos blocos e troças e descentralizando os polos de animação. Realizou o maior São João da História. Vem garantindo maior potencial de comercio aos pequenos, médios e grandes criadores nas Feiras de Exposições de Animais. Promoveu o maior desfile cívico militar do interior do estado, onde pela primeira vez na história todas as escolas desfilaram no 7 de setembro com novos fardamentos. Idealizou o Natal da Paz que foi sucesso em suas duas edições 2017 e 2018.
Vitória de Santo Antão apresentou na última avaliação do Programa Nacional de Melhoria e do Acesso à Qualidade da Atenção Básica de Saúde o quinto melhor resultado na Classificação Geral do Estado de Pernambuco, ficando no segundo lugar entre os municípios da 1ª Gerência Regional de Saúde. São dois anos de compromisso, seriedade e respeito ao povo Vitoriense.

FB_IMG_1555695601556

FB_IMG_1555695614087

PARQUE INDUSTRIAL

O município da Vitória de Santo Antão se tornou um grande polo industrial de Pernambuco. A Prefeitura tem contatado novas empresas, novas indústrias e a tendência é de que, nos dois próximos anos, esse polo cresça ainda mais.
Atento às necessidades da população, mormente daquela parcela menos favorecida, Aglaílson também tem lançado um olhar diferenciado para promover a melhoria da qualidade de vida dos mesmos. E essa melhoria se reflete em todas as ações realizadas pela Prefeitura, tanto na área da Saúde, como da Educação, da Segurança, enfim, de todos os segmentos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar