IMG-20190321-WA0096

 

Surubim será o primeiro município do projeto Gestão Cidadã da Amupe, uma parceria com a União Europeia, a aplicar a metodologia para elaboração de planos municipais com a finalidade de fortalecer a participação e transparência local. A equipe da Amupe fará uma reunião com parceiros locais, nesta sexta-feira (22), no auditório da Secretaria municipal de Educação, das 8h30 às 16h, para realizar o planejamento.

Os outros 15 municípios que fazem parte do projeto (Bezerros, Caruaru, Cumaru, Cupira, Águas Belas, Machados, Quipapá, Calumbi, Carnaíba, Flores, Santa Cruz da Baixa Verde, Solidão, Tabira e Toritama) também terão seus planos elaborados até o próximo mês de abril – semana que vem, o Gestão Cidadã estará no Pajeú.

De acordo Ana Nery dos Santos, coordenadora do projeto, participam do encontro os parceiros locais envolvendo governo e sociedade. “A oficina tem por objetivo formular um plano de trabalho tendo em vista envolver pessoas ligadas à gestão municipal e sociedade civil a contribuírem para qualificação das ferramentas de transparência e iniciativas de participação popular. Com isso, a Amupe pretende instimular o protagonismo local para a gestão cidadã”, pontuou.

O Gestão Cidadã é uma parceria para atender aos interesses públicos de forma transparente e inclusiva. “Este projeto, além de consolidar a parceria entre a Amupe e a União Europeia, visa, sobretudo, subsidiar uma maior participação da sociedade para que essa compreenda a realidade do poder local”, explica o presidente da associação, José Patriota.

*PROJETO* – Com duração de quatro anos, o projeto dispõe de uma equipe de consultores que, com o apoio dos agentes locais, tem realizado inúmeras atividade; entre elas, o diagnóstico local apurado de cada município parceiro para compor um documento de apoio para o monitoramento e acompanhamento de resultados alcançados ao final do cronograma de ações.

Também já foram realizados mapeamentos locais de estruturas e canais de participação e transparência, por meio de levantamento de informações e análise do grau de participação da sociedade na administração pública local, dos tipos de canais controle sociais já atuantes e grau de transparência das prefeituras.

A equipe do Gestão Cidadã ainda tem promovido diversas capacitações e parcerias com instituições como a Controladoria Geral do Estado de Pernambuco, Fórum Permanente de Combate a Corrupção de Pernambuco (Fcco-PE), Condepe/Fidem, Nusp/UFPE e CGU, entre outras

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar