IMG-20190108-WA0138

A Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) vai utilizar o sistema de geração de energia solar fotovoltaica para operacionalizar o Chafariz e o Dessanilizador da Vila do Trinta, na Ilha de Fernando de Noronha, Essa será a primeira unidade da empresa a contar com o moderno sistema de captação de energia.

A Compesa vai iniciar na próxima semana, o projeto-piloto que possibilitará a utilização da energia renovável e sustentável (derivada da radiação solar) para o funcionamento da unidade. A previsão dos técnicos é suprir cerca de 70% da energia consumida. O sistema já foi instalado e é composto por placas fotovoltaicas, inversor de frequência solar e seus acessórios. Essa iniciativa demonstra a preocupação da COMPESA em buscar soluções sustentáveis, principalmente, se for considerar que, hoje, a maior parte da energia gerada em Fernando de Noronha ainda provém dos combustíveis fósseis.

O engenheiro eletricista Milton Tavares, coordenador do projeto, explicou que o sistema solar instalado no Chafariz da Vila do Trinta vai utilizar o princípio de compensação de energia, conforme estabelece as resoluções da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). “O novo sistema solar estará ligado à rede elétrica da Celpe, e poderá exportar o excedente produzido ou consumir a energia gerada – contabilizado por meio de um medidor bidirecional. Embora seja um ação realizada apenas nesta unidade, a Compesa irá contribuir um pouco para a conservação ambiental da Ilha de Fernando de Noronha ao reduzir a emissão de CO²”.

Ele adiantou que a companhia já planeja ampliar essa ação para outras unidades operacionais no continente. A previsão é instalar outros dois sistemas de captação de energia solar no Centro Administrativo Eduardo Campos, sede da empresa, no bairro de Santo Amaro, Recife, com 230 kWp, e no Reservatório de Perijucã, em Jardim Atlântico, Olinda, com 75kWp .

Os dois projetos já estão em processo de licitação.

“Além desses, a Compesa também está estudando alternativas para desenvolver a geração de energia por meio da modalidade de performance com outros parceiros”, adiantou o engenheiro.

IMG-20190108-WA0139 IMG-20190108-WA0140

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar