Mudança nos relógios começa neste domingo em 10 estados e no DF e vai vai até 17 de fevereiro de 2019
 Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife — Foto: Prefeitura do Recife/Arquivo
Praia de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife (Foto: Prefeitura do Recife/Arquivo)
Por G1 PE

 

O horário de verão de 2018 começou na primeira hora deste domingo (4), mas Pernambuco não adota o horário e, com isso, fica com uma hora a menos que Brasília. No estado, a mudança impacta na programação da TV Globo. O horário de verão vai até o dia 17 de fevereiro de 2019.

Para os pernambucanos, há mudanças em alguns horários da TV Globo. O Bom Dia Pernambuco e o NE1 seguem no mesmo horário. A mudança fica com o Jornal Nacional, que passa a ser exibido às 19h30, logo após o NE2. Com isso, a novela O Tempo Não Para é exibida, durante esse período, logo após o Jornal Nacional.

Os bancos na Região Metropolitana do Recife funcionam de 10h às 16h. O Sindicato dos Bancários alerta, entretanto, que as transações eletrônicas, como transferências, seguem o horário de Brasília e, com isso, o encerramento é uma hora mais cedo.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aponta que os horários das passagens são impressos em hora local, por isso, mesmo que as companhias adiantem a partida das viagens saindo do Nordeste do país, o passageiro deve ficar atento ao que está impresso.

Pessoas inscritas em provas e concursos federais devem ficar atentas aos certames que seguem o horário de Brasília. Em Pernambuco, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por exemplo, será aplicado neste domingo (4) e 11 de novembro uma hora a menos do que a impressa no cartão.

Horário de verão começa neste final de semana — Foto: Karina Almeida/G1 
Horário de verão começa neste final de semana (Foto: Karina Almeida/G1)

Horário de verão

02/11/2018 - Cidades -  Detalhe do por do sol em dias de verão . FOTO: LEANDRO FERREIRA/AAN
02/11/2018 – Cidades – Detalhe do por do sol em dias de verão .
FOTO: LEANDRO FERREIRA/AAN

O ajuste dos relógios em uma hora vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal) e irá vigorar até o terceiro domingo de fevereiro de 2019.

O horário de verão neste ano é mais curto, devido ao pedido do Tribunal Superior eleitoral para que o mesmo começasse após o 2º turno. Até o ano passado, ele se iniciava no terceiro domingo de outubro. Em dezembro de 2017, o presidente Michel Temer assinou decreto que encurtou a duração.

As mudanças na data de início do horário de verão chegaram a causar confusão. No dia 15 de outubro, usuários de telefone celular reclamaram da mudança automática do horário em seus aparelhos para o horário de verão.

Fim do horário de verão

O fim do horário de verão chegou a ser analisado pelo governo. Um estudo do Ministério de Minas VERÃO FIM DO HORÁRIOEnergia apontou queda na efetividade da iniciativa, já que o perfil do consumo de eletricidade não estava mais ligado diretamente ao horário, mas sim à temperatura. Os picos de consumo foram registrados nas horas mais quentes do dia.

O Horário Brasileiro de Verão foi instituído pelo então presidente Getúlio Vargas, pela primeira vez, entre 3 de outubro de 1931 até 31 de março de 1932. Sua adoção foi posteriormente revogada em 1933, tendo sido sucedida por períodos de alternância entre sua aplicação ou não, e também por alterações entre os Estados e as regiões que o adotaram ao longo do tempo.

O horário de verão também é adotado em países como Canadá, Austrália, Groelândia, México, Nova Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai. Por outro lado, Rússia, China e Japão, por exemplo, não implementam esta medida.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar