COLUNA DO MOCHILA MONTADA

Indicadores setoriais mostram que a economia começou a andar

Por: Thais Folego

O ano de 2017 foi marcado pela retomada — ainda que abaixo do esperado — da economia depois da pior crise na história recente do país. Essa leve recuperação se refletiu no resultado das empresas. Dos 20 setores analisados por MELHORES E MAIORES, 15  ampliaram as receitas em relação ao ano anterior. O destaque nesse aspecto foi o setor de mineração, que, beneficiado pela alta das cotações do minério de ferro, ampliou as vendas em quase 19% no ano passado. No conjunto dos indicadores, porém, chama a atenção o desempenho do setor farmacêutico, que apresentou bons índices de crescimento nas vendas (7,8%), rentabilidade do patrimônio (18,9%) e margem de vendas (11,4%). Os setores em que as vendas ainda decepcionam são os dependentes das compras das famílias, como bens de consumo (queda de 6,9%) e indústria da construção (recuo de 7,4%).

Os números mostram que muitas empresas usaram os anos difíceis de recessão para aumentar a eficiência — fazer mais com menos. Quase todos os setores tiveram rentabilidade positiva sobre o patrimônio. Indicador de quanto um negócio gera de lucro com o dinheiro investido pelos acionistas, ele mostrou melhora sensível em relação ao ano anterior. O setor com a maior taxa de retorno foi o de serviços (20,1%), o único à frente do farmacêutico (18,9%) nesse quesito. Na outra ponta, o único setor que fechou o ano com um retorno negativo foi o de construção (-3,3%).

Exame

 

(Foto: Bárbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)
(Foto: Bárbara Cabral/Esp. CB/D.A Press)

Justiça determina reembolso de multas por farol desligado durante o dia

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) determinou, na última quarta-feira (22/8), cancelamento de todas as multas aplicadas por dirigir com farol baixo desligado em rodovias durante o dia, mesmo que o motorista não tenha vínculo com o DF. A antiga regra determinava que apenas moradores da região estavam isentos da penalidade.

O Ministério público recorreu da decisão, alegando falta de clareza no termo, que poderia ser entendido como apenas pessoas que nasceram ou moram no DF, em vez de qualquer um que tenha sido multado nas rodovias da região.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) terá que ressarcir todos os multados nessas condições, estimado em R$ 1.014.757,31. Ainda segundo o órgão, no período de julho de 2016 a fevereiro de 2018, 39.772 multas foram aplicadas, mas apenas 13.774 foram pagas.

Correio Braziliense

 

(Foto: Roberto Soares)
(Foto: Roberto Soares)

Pernambuco tem melhorias seguidas na Educação, informa secretário em Audiência Pública

 

“Os indicadores da Educação no Estado demonstraram progressos seguidos em setores como rendimento acadêmico, alfabetização e redução do abandono escolar”,  informou, nesta terça (28), o secretário estadual de Educação, Frederico Amancio, durante audiência pública da Comissão de Educação da Alepe.

A reunião aconteceu por exigência da Lei de Responsabilidade Educacional, que estipula índices a serem acompanhados pelos gestores da área e informados anualmente à Assembleia Legislativa. Amancio frisou que muitos problemas persistem, mas que, em comparação com realidades passadas e com os cenários em outros Estados, “Pernambuco avançou muito”. Na avaliação do secretário, o financiamento insuficiente e a concentração de recursos no Governo Federal ainda representam obstáculos a melhorias mais significativas.

Registraram evolução, nos últimos quatro anos, as taxas de abandono escolar no Ensino Médio (-67%) e nos anos iniciais (-25%) e finais (-72%) do Ensino Fundamental; as taxas de alunos acima da idade recomendada no Ensino Médio (-21%) e nos anos iniciais (-9%) e finais (-8%) do Ensino Fundamental; as taxas de aprovação no Ensino Médio (+8%) e nos anos finais do Ensino Fundamental (+10%); as taxas de analfabetismo entre pessoas de 10 a 14 anos (-30%), de 15 a 19 anos (-56%) e acima de 20 anos (-5%); a remuneração média dos professores efetivos (+37%) e, ainda, a quantidade de pernambucanos com pouca ou nenhuma instrução (-2,7%) e com nível médio ou superior (+4%).

Houve redução nas matrículas escolares no período (-5%), o que o secretário atribuiu à mudança no perfil etário da população, mais envelhecida e com menos nascimentos. Já a infraestrutura à disposição dos alunos se manteve estagnada: praticamente não houve variação no número de escolas da Rede Estadual – que hoje conta com menos escolas regulares (-6%) e mais escolas técnicas (+42%) e de referência (+10%) – e as redes municipais passaram a contar com menos estabelecimentos (-10%). Também quase não mudaram os percentuais de escolas que contam com bibliotecas (85%), laboratórios de informática (79%) e quadras poliesportivas (52%).

 

 DENISE-ROTHEMBURG

Do Blog de Denise Rothenburg

Correio Braziliense, Brasília-DF

 

Substituto de Jucá só depois das eleições

JUCÁ E FBCO presidente Michel Temer pediu ao senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) que responda “interinamente” pelo comando da bancada do governo no Senado. Significa que Bezerra só será líder no período eleitoral. Temer informou que só escolherá o titular da vaga de líder do governo depois das eleições. Diante da decisão, a aposta de muitos é a de que o senador Romero Jucá (MDB-RR) deu apenas “um tempo” e retoma as funções na segunda quinzena de outubro.

A saída de Romero Jucá da liderança do governo não foi bem… uma briga com o presidente Michel Temer. Afinal, se tem algo que todos entendem é a necessidade de sobrevivência. E, no momento, Jucá está nas mãos dos eleitores de Roraima, que defendem fronteiras fechadas com a Venezuela.

Jucá pediu afastamento da liderança do governo há dois dias, depois que o presidente discordou da proposta de fechamento das fronteiras de Roraima. O fechamento das fronteiras foi um pedido da população de Pacaraima, que vive em tensão por causa da chegada dos venezuelanos. Candidato à reeleição, Jucá não pode ficar nesse momento contrário aos interesses da população do Estado onde faz política. Afastado, ele agora pode abraçar o discurso de opositor, bem mais popular do que o de aliado de Temer. Há quem garanta, entretanto, que esse momento oposicionista de Jucá termina em 08 de outubro.

Vão ter que engolir 1

A contar pelas pesquisas, seja quem for o presidente eleito, terá que se sentar à mesa com o MDB. O partido caminha para continuar no comando do Senado, seja com a reeleição de Eunício Oliveira (CE), seja com Renan Calheiros (AL). O comando partidário considera que tem condições de eleger até 19 senadores, embora levantamentos mais rigorosos, como o da Arko Advice, apontem que o partido já tem assegurado no mínimo nove e, no máximo, 16.

Vão ter que engolir 2

Em seguida, virá o PT, com um mínimo de cinco (Dilma Rousseff incluída) e um máximo de 12 eleitos este ano. Ou seja, quem apostava em renovação, pelo menos no Senado, será difícil. O PSDB está em terceiro no levantamento da Arko, com a perspectiva de eleger entre quatro e nove senadores.

Portos na lida 1

Como todos os setores, o de portos não vai deixar de fazer a sua campanha com os presidenciáveis. Para isso, a Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) preparou um documento com previsão de investimentos da ordem de R$ 15 bilhões, desde que o governo retire as amarras burocráticas, leia-se excesso de normas e regulações.

Portos na lida 2

O documento da ABTP alerta que o setor é responsável por 120 mil empregos diretos e indiretos. No ano passado, passaram pelos portos brasileiros 1,087 bilhão de toneladas de produtos, desde grãos até aqueles de última geração tecnológica. Não dá para desprezar.

É bem assim/ Comandar o PT é uma tarefa que não costuma agradar a muitos. Tanto é que, nos bastidores, já tem gente chamando a presidente Gleisi Hoffmann de “crazy” Hoffmann.

 

NOTAS ESPORTIVAS

 

DESMONTE

MÁRCIO GOIANOApós a eliminação Série C, Náutico e Santa Cruz iniciam o desmonte de seus times e começam a se planejar para o próximo ano. Esses desmontes ocorrem sempre, nos finais do exercício, para se fazer uma nova montagem no ano seguinte. Isso se dá porque as nossas equipes são desprovidas de uma boa quantidade – qualidade – de jogadores em seus elencos e, a cada ano que passa, é essa mesma história: montar e desmontar. E essa montagem – ou remontagem – de elenco geralmente é feita com vários empréstimos, aproveitamento da base e renovação dosROBERTO FERNANDES seus atletas sob contrato.  No caso dos empréstimos, nem sempre a qualidade é a necessária para os diversos compromissos da equipe, no ano. Afinal, quem tem atletas de bom nível não os emprestam. Ou vendem ou mantêm.

Treinadores – Enquanto o Náutico está renovando o contrato de Márcio Goiano, provavelmente por mais um ano, o Santa Cruz , provavelmente, não vai segurar Roberto Fernandes, embora o seu contrato só termine em setembro.

REMONTAGEM

ARNALDO BARROSEnquanto os rivais estão em processo de desmonte, o Sport busca se remontar. É notório que, como no ano anterior, o Sport está tentando dar nó em pingo d’água para se equilibrar e fugir da zona de rebaixamento. Após a perda de jogadores mais categorizados, como Diego Souza, André, Rithely e alguns outros, o time não conseguiu dar liga, com as contratações deste ano, e vem se mantendo na corda bamba.

O presidente Arnaldo Barros tenta dar uma guinada e, neste começo de semana, tem dialogado bastante com os jogadores, o que não vinha fazendo com frequência.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar