IMG-20180407-WA0176
“Desenvolvimento Rural: caminhos para produção e consumo consciente” foi o tema em discussão

Com o tema “Desenvolvimento Rural: caminhos para produção e consumo consciente”, o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Wellington Batista, proferiu palestra nesta sexta-feira (06/04), durante realização do 5º Congresso Pernambucano de Municípios. O evento, da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), foi realizado no Centro de Convenções, reunindo autoridades estaduais, municipais, empresas, ONGs e sociedade. A Secretaria de Agricultura esteve presente em todo o congresso, com estande temático sobre as principais ações e projetos da pasta e suas vinculadas.
Incialmente, o secretário abordou o contexto lobal da produção e consumo, alertando para o desperdício, o risco da segurança alimentar e a necessidade de se garantir às futuras gerações o uso dos recursos naturais sem comprometer o futuro. Fez ainda uma abordagem das ações desenvolvidas pela secretaria para alcançar alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Agenda 2030 da ONU, no que se refere a pasta, como o Fome Zero e Agricultura Sustentável e Consumo e Produção Responsáveis.
Entre as principais realizações da secretaria para estes objetivos estão o Programa Leite de Todos, com a distribuição de 40 mil litros de leite a pessoas carentes através de cooperativas, e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com compra direta local da agricultura pelo governo, sendo os mesmos doados a escolas, creches, asilos e outras entidades. Outros assuntos abordados pelo secretário foram a entrega de títulos de terra; incentivo a feiras de orgânicos; monitoramento de resíduos de agrotóxicos em hortifrutigranjeiros; sementes crioulas; cisternas para produção e para consumo humano; barragens; perfuração de poços; dentre outras ações.
Além de Wellington Batista, participaram como palestrantes da mesma temática Josué Lucena, gerente executivo do Pronaf do Banco do Nordeste; Jorge Mattos, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); e Aldo Santos, diretor de Articulação e Meio Ambiente da Compesa. Estiveram presentes o diretor presidente da Adagro, Paulo Roberto Lima; o secretário executivo de Acompanhamento e Gestão da Secretaria de Agricultura, Álvaro Jordão; e o chefe de gabinete e gestor do Programa do Leite da Secretaria de Agricultura, Augusto Miranda.
Agricultura familiar – Cerca de 70% dos alimentos que chega a mesa dos brasileiros é da agricultura Familiar, segundo dados do IBGE/MDA. São aproximadamente 280 mil agricultores familiares em Pernambuco, o que corresponde a 94% dos estabelecimentos rurais, responsáveis por 52% do valor da produção agropecuária de Pernambuco.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar