IMG-20180322-WA0081

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8 de março, foi realizado um evento no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, que reuniu representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, da sociedade civil e dos 185 Organismos Municipais de Políticas Públicas para as Mulheres.

IMG-20180322-WA0080

Na ocasião, o governador Paulo Câmara enfatizou a relevância das políticas e ações públicas estatais em prol dos direitos da mulher na sociedade moderna. Durante o evento, também foi lançada a 12ª edição do Anuário 8 de Março – 2018, importante instrumento de políticas para as mulheres que faz um balanço das ações realizadas em 2017 e estabelece as metas prioritárias para esse ano.

Paulo Câmara disse as ações devem ser integradas entre as diversas entidades públicas e privadas. “Tenho me aplicado muito para impor avanço a esse processo tão caro às mulheres, aqui em Pernambuco. Venho fazendo tudo o que posso para que as mulheres tenham mais voz, mais dignidade, mais respeito e mais qualidade de vida. Ajo assim porque acredito que não poderá haver desenvolvimento e democracia onde não se promove igualdade social, política e econômica entre homens e mulheres. Por isso, precisamos enfatizar políticas e ações que acelerem esse processo de promoção de uma igualdade justa e efetiva”.

IMG-20180322-WA0076

No evento, também foram anunciadas as vencedoras da 1ª Edição do Prêmio Literário da Mulher Idosa Anita Paes Barreto. Na categoria Contos, a senhora Maria Vanise Pires foi a vencedora, com “A surpreendente Clarice”. Na categoria Poesias, o primeiro lugar ficou com Marli Marques, com o conto “Envelhecer (?)”. A premiação literária foi lançada em outubro passado e presta homenagem à educadora, psicóloga e pioneira na área de Educação de Crianças Especiais em Pernambuco, Anita Paes Barreto.

IMG-20180322-WA0079

A secretária estadual da Mulher, Silvia Cordeiro, ressaltou as ações realizadas nos últimos quatro anos em favor das mulheres pernambucanas e reforçou que a luta em busca de igualdade seguirá firme. “Nós fizemos parte da historia e temos um futuro na mão, então, não vamos nos deixar por último. Vamos, juntas, construir um futuro melhor para todas as mulheres”, conclamou. A gestora da pasta ainda ressaltou que, desde a criação da secretaria, em 2007, o Governo de Pernambuco vem ampliando o raio de ação. “Aumentamos a nossa presença com os movimentos sociais e o resultado, a gente percebe, é que Pernambuco tem, sim, políticas públicas voltadas para as mulheres”.

Santina Tereza de Oliveira, à frente da pasta da Mulher no município de Buíque,  no Sertão de Pernambuco, destacou a importância do evento em favor dos direitos das mulheres. “Este é um momento importante e de decisão, de não retroceder, de entender como estamos enquanto estrutura e quais as políticas voltadas para as mulheres para que, cada vez mais, nos fortaleçamos”.

IMG-20180322-WA0077

Estiveram presentes à cerimônia, os secretários coronel Eduardo Pereira, da Casa Militar, Pedro Eurico, da Justiça e Direitos Humanos, e Carlos Cavalcanti, do Meio Ambiente e Sustentabilidade, a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, a secretária da Mulher do Recife, Cida Pedrosa, a primeira-dama de Olinda, Cláudia Cordeiro, que representou o prefeito Professor Lupércio, a desembargadora do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Daisy Pereira, representando o presidente Adalberto de Oliveira Melo, a defensora pública Virgínia Moury Fernandes, a promotora de Justiça Taciana Alves, as deputadas federais Creuza Pereira e Luciana Santos, a deputada estadual Laura Gomes e prefeitos de diversas cidades do Estado.
Fotos: Roberto Pereira/SEI

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar