IMG-20180309-WA0040

As chuvas caídas nas últimas semanas em diversos municípios do Sertão e do Agreste estão melhorando os níveis de barragens nessas regiões, inclusive, recuperando mananciais que estavam secos há anos. É o caso das Barragens Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe, que estava seca há 5 anos, e Sítio Luíza, em Jataúba, que estava em colapso total há 7 anos. Poço Fundo registra quase 20% da sua capacidade de armazenamento, que é de 27,6 milhões de metros cúbicos de água, e Sítio Luíza está sangrado. A Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) iniciou os ajustes operacionais para reativar os sistemas e voltar a abastecer pela rede de distribuição, o distrito de Poço Fundo, em Santa Cruz do Capibaribe, e Jataúba.
O diretor Regional do Interior da COMPESA, Marconi de Azevedo, essa quantidade de chuvas dos últimos dias, mesmo de forma irregular, aponta para a ocorrência de um bom inverno neste ano, principalmente para a região do Agreste, cuja quadra chuvosa está prevista para os meses de abril a julho.

AGRESTE – Em Pesqueira, a chuva melhorou o nível da Barragem de Santana, responsável pelo atendimento de 70% da população da cidade e que tem capacidade para acumular 1,2 milhão de metros cúbicos e atingiu 15% do seu nível, volume suficiente para abastecer a cidade, no sistema de rodízio, pelos próximos quatro meses.

Duas barragens localizadas no município de Pedra, no Agreste, também acumularam água. A Barragem de Riacho do Pau (16,8 milhões de metros cúbicos), que atende a cidade de Arcoverde e estava com 37% da sua capacidade no mês de fevereiro, alcançou 49,85% do seu nível de armazenamento. Já a Barragem de Mororó, que abastece a cidade de Pedra, está agora com 63,81% de sua capacidade total (2,9 milhões de metros cúbicos). Essas melhorias no entanto, ainda não são suficientes para alterar o calendário de abastecimento de Arcoverde e, no caso de Pedra, que já conta com fornecimento de água diário para 80% da cidade, a Compesa está realizando obras para levar água para o restante da população.
SERTÃO – Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, que estava sendo atendida somente pela Adutora do Pajeú, graças às chuvas, voltará a ser abastecida pela Barragem Cachoeira II, que está registrando 28% do seu nível, volume suficiente para reativar o sistema local. A expectativa é anunciar um novo calendário de abastecimento para Serra Talhada na segunda quinzena de março.

A Barragem de Brotas, que atende as cidades de Afogados da Ingazeira e Tabira por meio de um sistema integrado, aumentou o seu nível de reservação de 21,81% para 42,6%, nas últimas três semanas. Em função da alta turbidez da água, a COMPESA ainda precisa aguardar cerca de 20 dias para aumentar a produção do sistema.

O maior manancial para abastecimento humano de Pernambuco, a Barragem de Jucazinho, em Surubim, permanece seca.

IMG-20180309-WA0041IMG-20180309-WA0042IMG-20180309-WA0039

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar