IMG-20180206-WA0001
Por Márcio Maia

O Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBMPE) iniciou no início do ano, os trabalhos preventivos visando dar aos foliões e turistas a segurança desejada durantes dos desfiles das agremiações carnavalescas. Os desfiles no período pré-carnavalesco estão acontecendo sem qualquer anormalidade, por conta das precauções adotadas.

O coronel Manoel Cunha, comandante geral do CBMPE, entende que a prevenção é fundamental para que os acidentes, mesmo os mais simples, sejam evitados. “Temos uma enorme preocupação para que todos os cuidados sejam tomados, principalmente, em um evento como o Carnaval, que envolve todos os municípios de Pernambuco. Nossas equipes trabalham no Recife, Olinda, na Região Metropolitana e nas cidades, onde ocorrem grandes festejos, como Bezerros, Triunfo, Vitória de Santo Antão, Pesqueira e Nazaré da Mata”.

O oficial disse que o trabalho dos bombeiros militares consiste nas vistorias preventivas e na fiscalização, que verificam as normas estabelecidas no Còdigo de Controle contra Incêndio e Pânico (COSCIP-PE), que é considerado como dos mais completos do Brasil.

VISTORIAS – As vistorias são feitas de forma antecipada. São verificadas as condições de funcionamento dos trios elétricos, que vão acompanhar as apresentações dos clubes e troças de frevo. O pessoal do Centro de Atividades Técnicas (CAT) verifica se os veículos estão com a documentação regularizada, a altura máxima que permita passar por baixo de viadutos e as redes de iluminação pública.

Também sao verificadas as condições de resistência e funcionamento dos palcos, onde vão se apresentar cantores, orquestras de frevos e dançarinos, camarotes e arquibancadas, onde estarão as pessoas que irão acompanhar os shows e os desfiles das agremiações.

O coronel Cunha explicou que os responsáveis pela instalação dos equipamentos devem estar com a documentação em dia, apresentar o Projeto de Execução, onde constam o número de pessoas, entradas e saídas de mergência com largura proporcional e os detalhes da construção.

“O eficiente trabalho que os bombeiros vêm realizando nos últimos dez anos, tem permitido que em Pernambuco se brinque o maior carnaval do Mundo sem qualquer caso de anormalidade de maior gravidade. Contamos com a competência de nosso efetivo e também com a participação dos foliões e organizadores, que estão entendendo nossa preocupação”, afirmou o comandante.

Ele disse ainda, que no período do Carnaval, além dos serviços de combate e extinção de incêndios e resgate de vítimas de acidentes diversos, os guardas-vidas irão atuar nas praias do Grande Recife, orientando os banhistas e turistas sobre os locais de risco, especialmente os próximos às valas e barretas.

“Os pernambucanos e visitantes podem contar com o trabalho eficiente do Corpo de Bombeiros durante todo o período carnavalesco. Em caso de emergência, podem ligar para o telefone 193”, concluiu o coronel Manoe,Cunha, comandante geral do CBMPE.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar