IMG-20171005-WA0216

A Secretaria Executiva de Recursos Hídricos (SERH), vinculada à secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-PE), informa que a barragem Governador Eduardo Campos (Serro Azul) foi executada em conformidade com as normas em vigor e em obediência aos projetos e especificações técnicas estabelecidos.

A mesma tem sido inspecionada em relação aos aspectos de segurança de barragem por uma equipe multidisciplinar do Estado, que relatou não haver problemas estruturais que comprometam a segurança de Serro Azul. A barragem é monitorada diariamente pela SERH através de diversos instrumentos, o que nos leva a descartar qualquer anormalidade.

Quanto à questão das fissuras, conforme previsto no relatório apresentado pelo especialista em geotecnia Ludgero Pimenta de Ávila e o especialista em tecnologia de concreto, Walton Pacelli de Andrade, consultores de renome internacional que realizaram as inspeções na barragem e atestaram a segurança da obra, salienta-se que essas fissuras são normais em estruturas de concreto e que, com o tempo, a tendência é a diminuição da passagem da água ou fechamento por completo das mesmas. Por isso são realizadas vistorias diárias e inspeções semanais.

Com relação ao vídeo que está sendo divulgado nas redes sociais, já foi identificada a autoria e o mês em que foi gravado indevidamente, julho. As imagens, portanto, não refletem a realidade atual da barragem. Comparando-se a quantidade de água que passava anteriormente foi comprovada a redução em seu volume, confirmando o que foi atestado pelos especialistas.

Informamos ainda que a equipe de engenharia da SERH está em contato com o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para que sejam tomadas as devidas providências com relação às invasões ao perímetro de segurança, filmagens não autorizadas causando pânico aos moradores da região, além dos danos, roubos, invasões de animais para pasto, destruições ao acampamento auxiliar. Será realizada também ação policial conjunta, com as polícias Militar e Civil e a Prefeitura, para coibir tais atitudes que só prejudicam o dia a dia deste importante equipamento de infraestrutura hídrica.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar