unnamed-2A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho iniciou as ações em adesão a o movimento Outubro Rosa, luta mundial contra o câncer de mama. A abertura oficial está marcada para a próxima quinta-feira (06/10), com uma palestra que irá tratar sobre o tema “Mulheres contra o Câncer”, além de chá da tarde e palestra educativa.  O evento acontecerá às 14 horas, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM).

A novidade desta edição será o teste rápido para Sífilis e HIV, realizados durante as coletas e exames.  Vários bairros serão contemplados com a atividade. As unidades básicas de saúde (UBSs) irão dobrar a oferta de exames de citologia (prevenção) nesse mês. Em todas as comunidades que possuem UBS, as mulheres terão mais oportunidades de realizar o exame na sua área, durante todo o mês de outubro. Ainda haverá um dia para as servidoras municipais, sempre a partir das 8 horas.
As atividades começaram no Engenho Santo Estevão, com a coleta de Citologia e a realização de Mamografia. Cerca de 60 mulheres foram beneficiadas.

“As mulheres que desejam realizar o exame não precisam agendar a citologia, apenas precisam estar atentas aos cuidados para a realização do exame, que são: passar dois dias em abstinência sexual, não usar nenhum creme ou ducha neste período e não estar menstruada” explicou a coordenadora de Saúde da Mulher, Gisele Paiva.

OUTUBRO ROSA – O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é promovido em todo o Mundo e remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

ACOMPANHE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Dia 10 – 8 horas –  Sala de Reuniões da Secretaria de Gestão Pública (CAM), Torrinha – Coleta de Citologia e Mamografia das funcionárias da Prefeitura Municipal

Dia 13 – 8 horas – Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM2), em Ponte dos Carvalhos – Coleta de Citologia e Mamografia

Dia 21 – 8 horas – Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM1), Centro – Coleta de Citologia e Mamografia

Dia 24 – 8 horas – Escola Modelo Maria Thamar, Enseada dos Corais – Coleta de Citologia e Mamografia das moradoras da Região das Praias

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar