LIVRO DA HISTÓRIA DO SANTA CRUZ É ELOGIADO


Por |Márcio Maia
O livro “Santa Cruz de corpo e alma”, lançado ontem (18), na sede do Santa Cruz, no Arruda, Recife, recebeu muitos elogios pelo conteúdo e pela forma como abrangeu a história do clube e também pelos depoimentos da maioria dos desportistas tricolores. A Noite de Autógrafos,foi das mais concorridas, com a presença de centenas de autoridades políticas e empresariais, além de muitos jogadores e treinadores que defenderam o time nas última décadas. Entre eles estavam Luciano Veloso, Ramon, Fernando Santana, Betinho, Cuíca, Dênis Marques e o folclórico Caça Rato, além dos técnicos Carlos Alberto Silva e Nereu Pinheiro. O livro é dividido em três volumes e vem em uma belíssima caixa.
O coordenador da publicação, João Caixero de Vasconcelos, ex-presidente do clube, estava eufórico com o lançamento. “A conclusão desse livro é uma realização, pois foram mais de vinte anos de intenso trabalho de pesquisa e muitas entrevistas com jogadores, treinadores e dirigentes, o que permitiu a descoberta de fatos que já estavam sendo esquecidos. Tenho certeza, que cumprimos nossa missão com êxito”, afirmou, ressaltando o trabalho dos jornalistas Lenivaldo Aragão, Claudemir Gomes, José Neves Cabral, Humberto Araújo e Desudedith Antônio.
Lenivaldo Aragão afirmou muita satisfação de ter feito parte do grupo que fez a publicação.”É muito gratificante para nós, jornalistas esportivos, que fazemos questão de ressaltar a grandeza do futebol pernambucano, ver esse trabalho concluído e com essa enorme repercussão. O esforço desprendido para mostrar a força do Santa Cruz valeu a pena”, acentuou o experiente cronista esportivo com passagem pela revista Placar e diversos jornais.
Claudemir Gomes era outro que demonstrava satisfação e surpresa com a repercussão. “João Caixero está de parabéns por ter concluído esse extraordinário trabalho que vai marcar a vida do Santa Cruz, fazendo com que as novas gerações conheçam os grandes feitos dos tricolores pernambucanos em seus mais de 100 anos de existência”.
Para José Neves Cabral, a experiência foi sensacional. “Estou muito feliz com a conclusão do livro e com os elogios que estamos recebendo de desportistas e torcedores de todos os clubes de Pernambuco. Foi uma experiência maravilhosa e que vai marcar minha vida como cronista esportivo. Estamos certos de termos contribuído para o engrandecimento de nosso futebol”.
O ilustrador Humberto Araújo também mostrava muita felicidade. “É muito emocionante vermos nosso trabalho ser reconhecido e elogiado. João Caixero está de parabéns por ter tido a perseverança e disposição para concretizar esse trabalho de fôlego”.
Com larga experiência na elaboração de livros, o diagramador Deusdedith Antônio mostrou-se realizado com a participação. “Tenho certeza que essa publicação entrará na história da edição de livros em nosso Estado. Foram muitos anos de trabalho cansativo, mas que está dando os frutos que todos nós almejávamos”
