Por Rosemberg Nascimento – Ascom/Cabo de Santo Agostinho
Fotos: João Barbosa e Jorge Luiz

EDI POE 001O Auditório Luiz Alves Lacerda, no Cabo,  foi palco do 5º Encontro Celina de Holanda de Poetas Recitadores. Poetas, cordelistas, alunos e autoridades homenagearam a autora cabense em alusão ao seu centenário. Na ocasião, foi lançado o CD Celina de Holanda e as Mulheres da Terra, organizado pelo poeta e desenhista Jorge Lopes e produzido pela Panamérica Nordestal, em parceria com a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho.

Durante a cerimônia, diversos acadêmicos da literatura pernambucana declamaram poesias de Celina de Holanda e outros escritores. Participaram da homenagem Joel Marcos, Jenifer Amorim, Belly Nascimento, Esperantivo, Jorge Lopes, Vera Rocha e Ivan Marinho. Houve ainda a participação especial de Valmir Jordão e Alan Salles, com a zabumba do Mestre China, e alunos do 9º ano da Escola Municipal Professor Antônio Benedito da Rocha, que emocionaram o público declamando poesias de Vera Rocha, Ivan Marinho e Celina.

No segundo momento, aconteceu a entrega da comenda Celina de Holanda do Mérito Literário aos cidadãos que se destacaram nos serviços prestados à literatura e à cultura pernambucana. Os comendadores foram Evânia Copino, atriz, encenadora e professora da Rede Municipal de Ensino do Cabo, Rosemberg Nascimento, coordenador da área de ensino em Linguagens da Rede Municipal, e os poetas Jorge Lopes e Juarez Correia.

Os homenageados foram escolhidos pelos membros da Academia Cabense de Letras e condecorados pela poetisa Vera Rocha. Receberam menção especial ainda a assessora especial da Secretaria Municipal de Educação, Nelma Oliveira, pelo incentivo literário à comunidade cabense, e Ivan Marinho pela realização da quinta edição do encontro em parceria com a Sociedade dos Bacamarteiros do Cabo de Santo Agostinho (Sobac).

No final do evento, ocorreu o lançamento do CD Celina de Holanda e as Mulheres da Terra cuja apresentação ficou a cargo de Juareiz Correia. “Agradeço às Secretarias de Educação e de Cultura por terem patrocinado a obra e fico feliz que ambas as instituições estão trabalhando juntas, como deve ser”, frisou Correia. Participaram também do lançamento a neta da homenageada que visivelmente emocionada declamou algumas poesias da avó.

O evento agradou ao público em geral. “Encontros como esse são muito importantes para divulgar a cultura local e aproximar cada vez mais nossos estudantes das letras e arte. Usarei esse CD com meus alunos e divulgarei a obra de Celina”, comentou Gilzete Alves, professora da Escola Municipal Maria Thamar Leite da Fonsêca, localizada em Enseada dos Corais. “Estamos bastante satisfeitos em resgatar grandes nomes de nossa literatura e música. Projetos como esse aumentam o pertencimento dos estudantes cabenses em relação a sua terra”, finalizou Adelson Moura, secretário Municipal de Educação. O secretário de Cultura, Rinaldo Costa, também esteve presente.

encontrocelinadeholanda-fotojoaobarbosa (13)encontrocelinadeholanda-fotojoaobarbosa (6)encontrocelinadeholanda-fotojoaobarbosa (12)

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar