Jornal do Comércio

mendonça-câmara-dos-deputados1O ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), anunciou ontem (1), que o Governo Federal vai liberar R$ 7,1 milhões para que sejam investidos em projetos na área da Educação, como construção e reforma de creches e escolas públicas. O anúncio foi feito na abertura do seminário “FNDE, soluções locais”, na sede da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).
Para o ministro, os recursos serão importantes porque as Prefeituras estão tendo sérias dificuldades para a concretização de projetos em virtude da crise que atinge o País e a grande diminuição dos recursos oriundos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que são a base de sustentação de grande parte das cidades. O dinheiro virá do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para 46 municípios, mas o ministro não soube adiantar que a verba será liberada.
O seminário é promovido pelo Ministério com o intuito de capacitar gestores municipais para executarem os programas municipais, com recursos federais, na área da educação.
REFORMAS – Sobre os problemas estruturais da educação nacional, Mendonça Filho, que é pernambucano, disse que é necessária uma ampla reformulação no setor para que o ensino tem mais objetividade. “É necessária a valorização da profissão de professor para que a categoria tenha mais interesse em trabalhar. É preciso também, segundo ele, melhorar a formação dos professores e a qualidade da Educação”.
Sugeriu ainda, que seja feita uma ampla reforma no ensino médio. “O ensino médio em nosso País, está totalmente fora da realidade mundial. O currículo precisa ser modificado, para que atenda melhor os desejos dos estudantes, que precisam definir suas carreiras profissionais e estarem direcionados para as Universidades. No Brasil, os alunos estudam matérias demais, que não são aproveitadas no futuro”.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar