Por Márcio Maia

Os bancários do Brasil iniciaram mais uma greve com o objetivo de arrancar um aumento razoável, pelo menos que cubra a inflação de quase 10 por cento registrada no País, nos últimos doze meses. É uma verdadeira luta de anões contra gigantes, se levarmos em consideração que os banqueiros brasileiros têm alcançado lucros estratosféricos. Segundo informações, os cinco maiores bancos alcançaram lucros de mais de R$ 30 bilhões.

Enquanto os bancos cobram mais de 10% por mês nos cheques especiais e cartões de crédito, os banqueiros ofereceram ínfimos 5 por cento como reposição salarial. Os bancários estão pedindo 15 por cento que é quase nada em comparação com os mais de 300 por cento que os bancos cobram de juros por ano.

A presidenta do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Suzineide Rodrigues, disse em entrevista exclusiva ao Blog Revista TOTAL, que a oferta feita pelos banqueiros é ridícula e uma verdadeira ofensa aos trabalhadores. Segundo ela, os banqueiros ganham fortunas às custas dos bancários que sofrem o pão que o diabo amassou dentro das agências.

Ela disse ainda que os bancários sofrem pressões diárias com a exigência de cumprimento de metas, algumas delas verdadeiramente absurdas. “É uma verdadeira exploração que nossos colegas sofrem dentro das agências com longas filas, além das ameaças de serem vítimas de assaltantes”, afirmou a líder da categoria.

Suzineide Rodrigues afirmou que os bancários estão dispostos a lutar por seus direitos e por melhores condições de trabalho. “A categoria está unida e temos confiança de que vamos alcançar mais uma vitória”, disse a presidenta do Sindicato, lamentando os problemas pelos quais estão passando as pessoas mais carentes, por causa das agências fechadas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar