Nos estudos técnicos realizados na cidade, ficou evidente o carinho e a aprovação da população pela escolha do seu nome para assumir a Prefeitura da cidade

Por Marcos Lima Mochila

.

Jaqueira, a ‘Princesa do Pirangy’, está localizada na Região da Mata Sul Pernambucana, distante a 125km da capital, e é uma cidade estratégica para o desenvolvimento daquela parte da Região, e para tanto necessita de um gestor que realmente possa atrair empresas e indústrias que acelerem o seu desenvolvimento, com o consequente aumento das ofertas de emprego e renda, melhorando as condições de vida da população.

Entre os candidatos, o nome que mais agrega essas possibilidades é o Sargento Bergue.

Josembergue Alves de Gusmão, popularmente conhecido em Jaqueira como Sargento Bergue, nasceu em 1º de março de 1975, em Caruaru, e é o primeiro dos quatro filhos da professora Ivaete Alves de Gusmão e do aposentado João Bonfim de Gusmão Neto.

Candidato à Prefeitura de Jaqueira, cidade que ele adotou como lar há muitos anos, o Sargento Bergue tem dois filhos, João Victor, de 20 anos, e Samuel, de oito meses.

Antes de chegar em Jaqueira, Bergue enfrentou muitas dificuldades na vida e passou por outras cidades, sempre com o intuito de crescer profissionalmente. Até os 13 anos, ele morou no Engenho Glória das Virgens, na zona rural de Jundiá, município do interior de Alagoas. Durante esse período no Estado vizinho, Bergue precisava caminhar durante uma hora para ir à escola onde estudava. No período do inverno, sob a chuva, ele atravessava o Rio Manguaba, o que dificultava o caminho até a escola. Assim, o Sargento Bergue seguiu até concluir a 7ª série, atual 8º ano.

Diagnosticado com asma aos 17 dias de vida, Bergue foi acometido por um grande cansaço devido aos muitos esforços feitos para estudar. O cansaço, aliado ao fato de a escola não ter o Ensino Médio, foram decisivos para que os pais o mandassem de volta a Caruaru para que ele concluísse os estudos. Na Capital do Agreste, ele ficou sob os cuidados dos avós e da tia.

No início dos anos 90, ele se formou no Ensino Médio no Colégio Municipal Álvaro Lins.

Bergue sempre teve o desejo de ajudar pessoas e foi por esse motivo que, após a conclusão do Ensino Médio, ele decidiu focar os estudos no concurso da Polícia Militar. O resultado veio no Jornal do Commercio do dia 5 de novembro de 1994: Josembergue, aos 19 anos, foi aprovado no concorrido curso da PM. As páginas daquele jornal são guardadas com carinho até hoje, pela avó materna do sargento, Iracema Alves.

Como policial, o candidato à Prefeitura de Jaqueira trabalhou nos 15º e 24º Batalhões da Polícia Militar, em Belo Jardim e Santa Cruz do Capibaribe, antes de chegar a Jaqueira. De soldado, ele foi promovido a cabo, sargento e subtenente. Ao todo, foram 23 anos ininterruptos dedicados à segurança do povo pernambucano.

Em Jaqueira, Bergue foi comandante de 2011 a 2018. Sob o comando dele, com muita competência, a cidade da Mata Sul de Pernambuco ficou por dois anos sem registrar um único homicídio.

Como a educação está no sangue de Bergue, que é filho, sobrinho e irmão de professoras, ele se formou em Matemática na Autarquia Educacional de Belo Jardim, a antiga Fabeja. Por quatro anos, Bergue se dedicou, de forma simultânea, ao Ensino Superior e ao trabalho na Polícia Militar.

Em 2019, 25 anos após a aprovação de Josembergue no concurso da PM, ele decidiu afastar-se das atividades da Polícia, mas sem se esquecer do povo que tanto ajudou, enquanto policial.

O Sargento Bergue ingressou na política e foi vereador de Jaqueira por oito meses – vaga esta que foi assumida como suplente.

No entanto, o trabalho como policial e vereador ainda não foram suficientes para aquele menino, que batalhou durante anos para estudar e ter uma vida melhor no futuro, mostrar seu desejo de ajudar as pessoas a terem uma vida mais digna, com educação e saúde de qualidade, e segurança.

Neste ano, ele foi oficializado, em 13 de setembro, como candidato à Prefeitura de Jaqueira pelo PSB, o mesmo partido dos inesquecíveis Miguel Arraes e Eduardo Campos, políticos que tanto fizeram pela história de Pernambuco, assim como Bergue certamente o fará por Jaqueira, nas mesmas proporções.

Josembergue Alves de Gusmão é candidato ao cargo de prefeito pelo Partido Socialista Brasileiro, na coligação Juntos Somos Mais Fortes, que agrega os partidos PT / PSB / PDT / Rede e tem como vice, Carla Katiucia.

Os cerca de 15 mil habitantes de Jaqueira (Fonte: IBGE), conforme foi levantado pelos estudos técnicos realizados na cidade há cerca de uma semana atrás, estão decididos a mudar a forma de o município ser administrado, e estão apostando em suas fichas no Sargento Bergue, que deve ser eleito prefeito de sua querida cidade.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar