ARTIGO

APLAUSOS PARA O PREFEITO PAULO ROBERTO, DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO (PE), POR UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA!
Por Marcelo Mesquita (*)
.
.
.
Segundo a Wikipédia – a enciclopédia livre, ‘vice-prefeito é o segundo em exercício no cargo do executivo municipal. No Brasil, esse representante é eleito através de voto direto, de quatro em quatro anos, juntamente com o prefeito, de modo vinculado. O vice-prefeito é o substituto do prefeito municipal em caso de ausência por licença ou outro impedimento’.
Isto, aliás, está em qualquer dicionário.
No entanto, no Brasil, não sei se por medo – lembram-se do vice da Dilma Roussef? -, ou por má vontade, a grande maioria dos prefeitos, sobretudo no exercício do 1º mandato, tão logo assumem colocam o vice para escanteio, engessando-o, não permitindo que ele tenha vontade própria, como se fosse apenas um jarro, sem dispensar-lhe o mínimo gesto de afeição, não o chamando – ou escalando-o -, para participação na gestão.
Como observadores políticos e, pela grande quantidade de viagens que vimos fazendo por todo o Brasil, envolvido nesta missão de expandir a Revista Total para o país inteiro, onde quer que cheguemos, procuramos analisar os procedimentos dos prefeitos, procuramos os vices e muitas vezes não o encontramos nem ninguém sabe dar informação como e onde encontra-lo, porque já é uma prática da maioria dos prefeitos, tornou-se contumácia, ignorar e afastar do dia a dia da prefeitura, o seu vice.
Às vezes, quando o vice tem força, na campanha de reeleição ele novamente o trás de volta, abraça, afaga, interessado apenas nos votos que o seu vice poderá trazer para si.
Outras vezes, porém, eles procuram outros que tenham mais força e, consequentemente, mais votos.
Nós, que fazemos a Revista Total, bem como os demais veículos do grupo, gostamos sempre de fazer justiça. Quando criticamos, é porque, simplesmente, o nosso interesse maior é que cada gestor municipal aja corretamente, sempre visando o bem comum da população que o elegeu e o melhor para sua cidade. Assim como procedemos com as críticas, também somos bastante honestos para aplaudir e parabenizar o que é certo, o que é correto, nas administrações.
Em Vitória de Santo Antão, terra onde nasceu a Revista Total, o atual prefeito não realiza uma administração sem defeitos. Lógico que ele os tem, e sempre que verificamos isso nós informamos a população.
No entanto, no que tange ao modo como ele administra, desde os primeiros dias, desde a indicação de seu vice, num mês de setembro como este, e após ser eleito, ele jamais se afastou do vice.
Não importa se é apenas uma reunião de servidores, ou com o governador, deputados e outros que possam ajudar o município e durante as inaugurações, o prefeito Paulo Roberto sempre fez questão de ter o Prof. Edmo Neves ao seu lado.
E, como frisamos antes, por uma questão de justiça, temos que parabenizá-lo e elogiar este seu ato que não é benéfico para o Prof. Edmo, apenas, mas para todo o município e a população também nota isto, observa e aplaude.
Como nós.
(*) Marcelo Mesquita é diretor-presidente do Grupo Total







