PROJETADO PELA REVISTA TOTAL HÁ 4 ANOS ATRÁS LUCAS SALLES PROVOU QUE TEMPO DE TV NÃO GANHA ELEIÇÃO


Em 2015, o marquetólogo foi um dos ganhadores do Prêmio Destaque Total, comprovando a capacidade de Marcelo Mesquita em descobrir novos talentos
Por Marcos Lima Mochila
Profissional de Marketing, Lucas Salles jamais aceitou ser chamado de marqueteiro. Para quem o tratava assim, ele imediatamente explica que o termo a ser usado para profissionais desse segmento é marquetólogo, pois ele abomina a outra denominação.
Na verdade, este sempre foi o termo adequado, mas começaram a usar marqueteiro em todas as campanhas e o nome foi se tornando mais popular e o verdadeiro foi esquecido. Em abril de 2010, numa discussão cujo tema era marketing político, o jornalista, escritor e ex-assessor de imprensa no Congresso Nacional, Gustavo Fleury, já utilizava este termo, sem também querer usar a palavra marqueteiro.
Em 2015, na reunião da equipe da Revista Total para escolha dos nomes dos homenageados, o presidente Marcelo Mesquita apresentou o nome de Lucas Salles. Diante da surpresa da equipe, por se tratar de um nome ainda não muito conhecido a nível de Brasil, Marcelo vaticinou:
“Guardem este nome pois ele vai ser o maior profissional de Marketing do país. Por isso, já estou me antecipando em homenageá-lo”.
Mas isso não vem ao caso, agora. O que importa foi a maneira como Lucas encarou uma campanha a presidente dispondo de apenas 7 segundos diários para conquistar o eleitor pela TV.
Lucas assumiu a campanha de Bolsonaro em maio de 2018, quando o nome do atual presidente não contava nem com dois dígitos de aprovação.
Dono da 9ideia, uma agência de comunicação paraibana, Lucas Salles se encontrava ainda em uma fase de estudos para fazer a campanha de Julio Lossio (Rede), candidato ao governo de Pernambuco, quando recebeu o convite para trabalhar para Bolsonaro.Salles chegou até Bolsonaro levado pelo vice-presidente do PSL, Julian Lemos. A primeira pergunta de Bolsonaro para Lucas foi se ele estava preparado para a missão. Sem titubear, Lucas respondeu que sim, baseado na sua vasta participação em campanhas vitoriosas das quais já havia participado, como do próprio Júlio Lóssio que, como candidato a prefeito de Petrolina derrotou Eduardo Campos duas vezes, além de diversos vereadores, deputados estaduais, federais, prefeitos e governador. Ele se sentia, portanto, preparado para o desafio.
Quando perguntamos a Lucas o que foi que ele mudou em Bolsonaro, como conseguiu conquista-lo, ele explica que o próprio candidato foi curto e direto, ao se conhecerem: “Eu não quero que me mude”. E foi isso que Lucas fez: não mudou a essência do candidato a presidente, mostrou a sua autenticidade e isso foi um dos pontos que o levaram à vitória.
O grande dilema era: o que daria para fazer em sete segundos de TV? Lucas diz que otimizou o tempo da forma mais criativa possível, lembrando que há alguns anos, cerca de 70% dos eleitores decidiam o voto com base na propaganda eleitoral na TV. Mas isso mudou e as redes sociais passaram a ter fundamental importância em processos eleitorais.
Passadas as eleições presidenciais, Lucas Salles já se movimenta e se prepara para as próximas eleições, as municipais, ao mesmo tempo em que presta assessoria a prefeituras e outros clientes de sua agência.
Podemos dizer que Lucas está num período de incubação de ideias novas, porque 2020 está batendo à porta. Ou podemos dizer que ele está se preparando e treinando para a próxima corrida.
