COMPAZ ASSINATURA

 

 

O prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), recebeu a garantia do ministro da Segurança Pública, Raul Jungamnn, que até o final do ano o Governo Federal vai liberar cerca de R$ 20 milhões para a construção de três novos Centros Comunitários da Paz (COMPAZ). Com os novos recursos, o prefeito poderá cumprir sua promessa de campanha de construir cinco equipamentos antes de concluir o seu segundo mandato em dezembro de 2020.

Os novos COMPAZ serão construídos nos bairros do Pina, Várzea e Ibura, onde os índices de violência continuam altos. O do Pina, será construído na frente do quartel do 19º Batalhão da PM, próximo à Via Mangue. O do bairro de Várzea ficará localizado na Rua Cruz Macedo, próximo às avenidas Caxangá e Afonso Olindense, enquanto o do Ibura vai funcionar na ladeira de acesso ao bairro.

Geraldo Julio explicou que, com os recursos oriundos do Governo Federal, a Prefeitura vai construir os três prédios, enquanto a Municipalidade ficará com a responsabilidade de adquirir os equipamentos necessários para o perfeito funcionamento.

Em cada COMPAZ, os moradores das proximidades contam com Ensino Profissionalizante e de Idiomas, Laboratórios de Informática, Bibliotecas, Salas de Estudo, Quadas Poli-esportivas, aulas de Natação e Hidroginástica.

No Recife, existem dois COMPAZ em funcionamento, onde estão inscritos cerca de 30 mil jovens, adultos e idosos. No Ariano Suassuna, na Av. General San Martin, no Bongi, utilizam os equipamentos cerca de 16 mil pessoas, enquanto no Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, estão matriculados mais de 14 mil moradores das proximidades.

Para Geraldo Julio, a liberação das verbas será fundamental para que sejam elaboradas o mais rápido possível, as licitações para o início das obras..

O ministro Raul Jungmann, por sua, vez, elogiou o trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura do Recife e que é fundamental para a diminuição das ocorrências policiais.

COMPAZ EDUARDO CAMPOS 1

Os Centro Comunitários da Paz (Compaz) foram concebidos sob a ideia de difundir a Cultura de Paz, garantir inclusão social e o fortalecimento comunitário. Baseado na experiência COMPAZ ARIANO SUASSUNAcolombiana das Bibliotecas Parques e também de outras fontes de espaços de cidadania. Conhecidos como “Fábricas de Cidadania”, os equipamentos se destacam tanto pela qualidade da estrutura, quanto pela quantidade dos serviços e atendimentos oferecidos. Os Compaz fazem parte da Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura do Recife. Hoje, os dois Compaz abertos no Recife tem cerca de 30 mil pessoas cadastradas e fazem cerca de 80 mil atendimentos por mês.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar