Postado por Marcos Lima Mochila

Um teste importante foi realizado na semana passada, na cidade de Bordesholm, na Alemanha. A cidade trocou sua fonte de energia convencional por energia renovável por uma hora – sem que nenhum de seus habitantes percebesse qualquer variação.

Isso mesmo, as luzes cintilantes de Natal continuavam brilhando intensamente, assim como todas as lâmpadas na cidade de 7.500 habitantes. Com isso, eles se tornam a primeira cidade alemã a ficar 100% por meio de energias renováveis, embora apenas por uma hora.

Neste teste, eles foram completamente desconectados da rede elétrica. Após a hora se passou, a cidade foi reconectada e nenhuma pessoa poderia ter notado a diferença. A fonte de alimentação em Bordesholm foi habilitada por um sistema de armazenamento de 10 MW e pelos inversores de bateria Sunny Central Storage fabricados pela SMA Solar Technology.

Este sistema de bateria ajuda a estabilizar a fonte de alimentação e integrar a energia renovável, fornecendo uma redução nas emissões de carbono locais. Além disso, foi projetado para fazer parte de uma “rede local independente” com recursos completos de ilhamento se necessário.

Esse desenho é útil quando ocorrem falhas de energia, além de ajudar a ativar a rede local em operação. “Este teste bem-sucedido é um marco importante na transição energética”, disse Boris Wolff, vice-presidente executivo de soluções de armazenamento e larga escala da unidade de negócios da SMA.

Isso resolve um grande problemas das energias renováveis até agora: a sua intermitência em muitos momentos, já que dependem de fatores externos para gerar energia. Isto é, necessitam de vento (eólica) ou luz solar (solar), fatores que não estão sempre disponíveis, como combustível em uma termoelétrica ou a movimentação dos rios, como em hidroelétricas.

O fato de ninguém notar a mudança da rede elétrica para energia renovável e vice-versa foi um feito em si. “Demonstrou que as energias renováveis podem fornecer energia sem afetar a estabilidade do sistema. De fato, nossos inversores de bateria Sunny Central Storage e o SMA Hybrid Controller fornecem à rede da ilha uma estabilidade e qualidade de energia ainda maiores do que a rede elétrica”, continuou Wolff.

O fornecedor local de energia, o diretor administrativo da VBB (Versorgungsbetriebe Bordesholm), Frank Gunther, afirmou que tal teste foi uma “demonstração impressionante de como já é possível e economicamente rentável expandir sistematicamente as energias renováveis, juntamente com as capacidades de armazenamento necessárias, sem comprometer a confiabilidade do fornecimento”.

É uma demonstração fantástica, pois mostra que as energias renováveis podem ser usadas para fornecer energia a cidades inteiras de cada vez. O futuro é de energias renováveis, mas ainda há a necessidade de avançar em certas tecnologias para garantir a viabilidade em longo prazo.

Por conta disso, novos testes deverão ser feitos em breves com sistemas elétricos maiores. “A desconexão, a operação da rede de ilhas e a ressincronização com a rede de concessionárias ficaram sem problemas. O sistema de armazenamento supria toda a demanda de eletricidade da cidade, que poderia ser suprida exclusivamente a partir de energias renováveis”, disse o engenheiro de desenvolvimento de sistemas da SMA, Paul Robert Stankat.

Original: goodersnews

Fechar