Os 15 mandamentos de ACM, o Toninho Malvadeza

O amigo jornalista Hugo Studart chegou a entrevistar o ex-governador e ex-senador baiano Antônio Carlos Magalhães (1927-2007), a quem apelidou de “o Maquiavel do Terreiro”. A partir da conversa que teve com a lendária figura da política nacional, Studart redigiu para a revista República os “15 mandamentos” de ACM.
Veja quais são:
- Não confie em alguém cuja mulher não gosta de você.
- O poder é a maneira de transformar uma idéia em realidade. Mas é só para quem tem apetite. Quem não tem, pode usufruir das mais diferentes oportunidades de mando que não vai conseguir mandar.
- A arte da política consiste em saber dar a cada um o que ele espera de você. Alguns querem proteção, um emprego por exemplo. Outros querem dinheiro. Há um terceiro tipo que busca o poder, o prestígio, até mesmo um simples carinho. Se você confundir as demandas, oferecer dinheiro a quem quer carinho, ou poder a quem quer emprego, arrumará um inimigo.
- Fale bem dos amigos todos os dias: fale mal dos inimigos, pelo menos duas vezes por dia.
- É legítimo bater sempre nos adversários para que não venham a crescer e maltratar seus aliados. Nunca reclame dos golpes recebidos; prepare o troco.
- As grandes virtudes de um homem são a gratidão e a generosidade. A gratidão o leva a devolver em igual moeda tudo aquilo que recebe. A generosidade o obriga a retribuir em dobro.
- Quando entrar em uma casa, preste atenção nas crianças, pois nada é mais sincero que olhar delas. Se uma criança o olhar torto, é porque naquele local você não é benquisto.
- Só se deve brigar para cima, sobretudo em defesa dos mais fracos, pois todos passam a respeitá-lo mesmo quando você não tenha razão. Brigar para baixo não traz vantagem alguma, ninguém toma conhecimento e ainda o chamam de covarde.
- Salvo em assuntos pessoais, procure sempre escalar amigos para responder às críticas dos inimigos. O aliado será engrandecido e o adversário diminuído.
- Se apesar dos seus defeitos, você quer que alguém seja seu amigo, não pode exigir que esse amigo seja perfeito.
- Só guarde reclamação do inimigo. Do amigo, bote tudo para fora, resolva na hora. Se o amigo lhe pedir perdão, perdoe. Fale o que está engasgado e, se for o caso, exija alguma compensação. Mas, depois, esqueça o assunto.
- Fale sempre a verdade quando alguém lhe pedir algo. Explique o que vai tentar fazer, quando e como. Caso não possa atender o pedido, diga logo que não pode, mas explique o motivo. As pessoas esperam que você se importe, tente, ainda que não consiga.
- Não se esqueça jamais do amigo que deixou o poder, até porque o fraco de hoje pode ser o forte de amanhã. Ninguém é tão forte que não possa perder, nem é tão fraco que não possa vencer.
- Jamais permita que se fale mal de um amigo perto de você. Reaja imediatamente se isso acontecer.
- É melhor sofrer no poder do que longe dele.
Fonte – Materia transcrita do blog do Magno Martins