O crescimento da popularidade do presidente Jair Bolsonaro em todo o Brasil, com destaque para o Nordeste, está tirando o sono do PT e do PSB no Recife.

A última pesquisa do Datafolha apontou que Bolsonaro cresceu entre as pessoas que consideram o governo Bom/Ótimo de 32% para 37%, somado aos que consideram o governo regular, o presidente tem 64% de aprovação. Além disso, no Nordeste, a popularidade do presidente também subiu, e sua rejeição caiu drasticamente.

Esses números, que foram comprovados por pesquisas subsequentes de outros institutos, acenderam o alerta vermelho para o PSB e, principalmente, para o PT, pois se tornou mais provável que a esquerda do Recife enfrente um candidato bolsonarista no segundo turno.

Quanto à eleição para prefeito do Recife, uma pesquisa do Instituto Conectar mostrou que Mendonça é o pré-candidato mais associado a Bolsonaro na opinião de 32% dos entrevistados, seguido por Daniel (16%) e a delega Patrícia Domingos (15%).

Evidenciando essa proximidade com o governo, Mendonça se reuniu com quatro ministros de Bolsonaro para discutir projetos concretos para o Recife nas últimas duas semanas, provando que é o pré-candidato com maior articulação junto ao Poder Executivo Federal. Mendonça Filho foi recebido pelos ministros André Mendonça, Rogério Marinho, Fábio Faria e Tarcísio de Freitas. Em uma das ocasiões, ele apresentou um pré-projeto para triplicar a entrada do Recife do Curado até a Acenda Abdias de Carvalho.

Essa pesquisa do Instituto Conectar também mostrou que João Campos estava em primeiro lugar, com 16%, enquanto Mendonça estava em segundo lugar, com 14%, Daniel apareceu também com 14% e Marília Arraes amargou um quarto lugar no levantamento com todos os pré-candidatos. Esses números mostram que Marília não conseguiu desbancar a preferência que se espera de João Campos junto eleitorado de esquerda, tendo em vista a conhecida máquina do PSB. Além disso, os dados também mostram que Mendonça é o pré-candidato mais bem posicionado e com maior capacidade de crescimento na oposição.

Já em um cenário em que Daniel Coelho sai da disputa, João Campos aparece em primeiro lugar com 24%, Mendonça em segundo com 22% e Marília atrás com 21%. Em nenhum cenário Marília chega ao segundo turno disputando contra Mendonça Filho.

Se os números já não eram favorável à petista no dia 10 de agosto, o crescimento de Bolsonaro no Nordeste deve cristalizar essa tendência de um segundo turno plebiscitário entre um candidato da esquerda, provavelmente João Campos, e um candidato da direita, possivelmente Mendonça Filho.

Com isso, entram em jogo as notas plantadas em blogs (inclusive, por outros pré-candidatos da oposição) e até pesquisas totalmente discrepantes e fantasiosas realizadas por institutos desconhecidos para tentar derrubar o pré-candidato que é mais associado pelo eleitor recifense a Bolsonaro.

O crescimento de Bolsonaro no Nordeste tende a refletir na eleição para prefeito do Recife e isso será corroborado por pesquisas sérias que serão divulgadas nas próximas semanas. Até lá, notas, análises e pesquisas encomendadas não alteram a realidade, apenas mostram o desespero da esquerda recifense com o crescimento da direita na capital pernambucana.

Foto: divulgação.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar