A direção do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Agrestina realizou uma série de encontros nos dias 22 e 23 de julho, para conceber a criação do “Núcleo da Mulher”, um segmento que abrirá caminhos para que as mulheres sejam protagonistas da construção de políticas públicas que fortaleçam a presença feminina em todos os espaços da sociedade. O encontro aconteceu na sede do partido, no centro da cidade, respeitando as medidas de segurança contra o coronavírus.

A presidente da sigla, Graça Mendes, e o pré-candidato, Josué Mendes, deram as boas-vindas às mulheres presentes. Ambos abriram um diálogo sobre a importância de contemplar as demandas do segmento feminino na “Agenda 40”, que consiste numa agenda com as principais demandas para o pleito eleitoral deste ano. Os encontros também contaram com a participação 1° dama do município, Renatta Linhares, e da secretária do partido, Amélia Borges.

O momento foi de escuta e de partilha de ideias. Em uma roda de diálogo democrática e participativa, as mulheres presentes discutiram temas como empoderamento feminino, igualdade de direitos e a construção de uma sociedade mais justa e feminina.

O PSB é um partido que possui uma história de sensibilidade com as dores de classes invisibilizadas pela sociedade. As mulheres somam mais de 50% do eleitorado brasileiro e ainda possuem pouca participação nas tomadas de decisões. O Núcleo da Mulheres pretende despertar em suas seguidoras um ato coletivo de empoderamento feminino, inserindo-as no seio dessa construção social através de uma política participativa, plural e mais justa, onde todas tenham seus espaços de atuação e suas vozes ouvidas.

Os encontros encerraram-se com diversos encaminhamentos. Os grupos voltarão com propostas para a Agenda 40, que terá sua construção iniciada na próxima terça-feira, dia 28 de julho. O segmento “Mulheres socialistas” continuará realizando encontros de chamamento para alcançar todas as mulheres que desejarem participar dessa construção pública.

Texto: Aguida Guimarães
Fotos: Jônata Daniel

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar