Maior festival cultural do Brasil, evento atrai milhares de turistas pernambucanos e dos Estados de Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Paraíba

18 07 FIG 2

Postado por Marcos Lima Mochila

 

Durante o mês de julho, todas as atenções com relação à cultura e ao turismo pernambucanos recaem para o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), promovido pelo Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), com apoio da Secretaria de Turismo e Lazer e da Empetur.

Em 2019, o tradicional evento chega à sua 29º edição. De 18 a 27 de julho, a maratona cultural, que este ano homenageia o cantor, compositor e instrumentista Jackson do Pandeiro, oferece para o seu fiel público, teatro, moda, artesanato, literatura, música, dança e circo, entre outras manifestações artísticas.

RODRIGO NOVAES“O FIG é um dos responsáveis por alavancar a atividade turística do Agreste pernambucano, gerando empregos e aquecendo toda a cadeia econômica local. Durante os dez dias de festa, o nosso turista estará cercado de música, teatro, cinema, literatura, além das belezas do município, que tem um turismo religioso forte e se destaca ainda como polo gastronômico”, comenta o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes.

Duas ações se destacam entre as que serão promovidas pela Setur e Empetur, ambas relacionadas à campanha Bora Pernambucar, slogan atual do turismo no Estado. No Parque Euclides Dourado, será montado o espaço Bora Pernambucar, que funcionará nos dias 18, 19, 20, 21, 25, 26 e 27 de julho, sempre das 16h às 22h. No local, serão oferecidos, gratuitamente, três espaços: um cenário para fotos, com instrumentos musicais e lambe-lambes espalhados pelo fundo; um quiz temático sobre os pontos turísticos de Pernambuco, com brindes personalizados para os participantes que acertarem as respostas, e lounge com pufes e totens para carregamento de celulares.

Ainda com o mote do Bora Pernambucar, serão realizadas ações descentralizadas com backdrop temático, durante todos os dias do FIG, e foi lançada campanha publicitária contemplando rádios e TVs abertas de todo Estado. O comercial mostra um pernambucano fazendo as malas, entre diversos personagens, convidando a população a viajar para curtir o FIG. A veiculação será até 26 de julho.

Entre as demais iniciativas relacionadas ao turismo no FIG está a ida do CAT móvel a Garanhuns. O veículo que abriga toda a estrutura de um centro de atendimento ao turista, com atendentes bilíngues, também ocupará o Parque Euclides Dourado, para tirar todas às dúvidas dos visitantes e distribuir guias e folheteria explicativa. O CAT atuará durante todo o FIG, disponibilizando material promocional dos destinos, incluindo folhetos da Rota 232, Rota 104, Rota da Confecção, Rota Rural e a folheteria Roteiros Turísticos. Serão distribuídos ainda mapas do Recife e do Litoral Sul e Norte de Pernambuco, em português, inglês e espanhol.

18 07 FIG 1

Perfil do Visitante

Pesquisa divulgada pela Empetur, em 2018, revelou que a grande massa do público que vai ao festival é formada por pernambucanos (73,3%), seguidos por alagoanos (9,8%), potiguares (3,3%), sergipanos (2,7%) e paraibanos (2,5%), A faixa etária do público que frequenta o eventol passeia entre 32 a 35 anos, com 52% de prevalência feminina.

O FIG, que agrega esse encontro das diversas formas de arte a partir das 500 atrações realocadas em 21 polos de entretenimento, é responsável por 68% dos visitantes que optam por explorar a região durante os dez dias de sua duração. Turistas e excursionistas (aqueles que fazem bate e volta) optam, em sua maioria, por viajar com familiares (45,8%) ou amigos (40,4%), e 53, 8% deles hospedam-se na casa dos amigos e familiares para conhecer a cidade e curtir o evento.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar