A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) promoveu na manhã desta quinta-feira (25) uma reunião entre membros do Consórcio de Integração dos Municípios do Pajeú (Cimpajeú), com vistas a promover a instalação e operação de unidades móveis básicas e avançadas do Samu, no Sertão Central.

Ao todo, 33 municípios são participantes da iniciativa, que levará atendimento médico de urgência a mais de 800 mil sertanejos e sertanejas. Durante a reunião, foi discutida a possibilidade de fortalecer o Samu, com o aumento da oferta de bases e ambulâncias, além da possível instalação de uma UTI Aérea, no futuro, por meio de um helicóptero especializado. Esta solução foi apresentada por membros de uma empresa especializada em gestão regional da saúde, convidada pela Amupe.

O prefeito da Ingazeira, Luciano Torres, que também é presidente do Cimpajeú, afirmou que “a expectativa é grande para que a gente consiga colocar o Samu para funcionar na região do Pajeú com mais celeridade e qualidade”. Também participaram da reunião o vice-presidente do Consórcio e prefeito de Afogados da Ingazeira, Alessandro Palmeira e a secretária do Cimpajeú e prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado.

O presidente da Amupe, José Patriota, frisou o papel da Associação em promover o diálogo entre os diferentes setores da sociedade a fim de promover a melhoria de vida da população. “A Amupe sempre estará aberta à conversa, ao diálogo, que traga a solução para os problemas que a sociedade enfrenta. Essa questão do Samu é um desafio que carece dessa solução, mas a reunião de hoje serviu também para unir os municípios”, completou.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar