Por Marcos Lima Mochila

.

Encerrou-se há poucos minutos a eleição para a presidência do Senado.

Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito o novo presidente do Senado Federal, totalizando 57 votos, v4encendo a senadora Simone Tebet (MDB-AM), que recebeu 21 votos.

Pacheco conseguiu reunir partidos dos mais diversos espectros políticos. Além de seu partido, o DEM, ele conta com apoio do presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) e dos partidos de Fernando Haddad, o PT, e Ciro Gomes, PDT, que foram os principais candidatos à presidência da República em 2018. O PSDB, partido de Geraldo Alckmin — quarto colocado na última disputa presidencial — teve bancada dividida, com maioria declarando voto a Pacheco.

Mais cedo, Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Lasier Martins (Podemos-RS) e Major Olímpio (PSL-SP) anunciaram a retirada de suas candidaturas para apoiar Simone Tebet que, mesmo assim, não conseguiu os votos da maioria.

Dos 81 senadores, três não compareceram à votação: Jarbas Vasconcelos (MDB-PE) e Jaques Wagner (PT-BA), que estão de licença médica, e Chico Rodrigues (DEM-RR), que segue afastado após ter sido flagrado com dinheiro na cueca.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar