O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, assinaram, nesta terça-feira (5), o maior contrato de Parceria Público-Privada (PPP) do Estado para estruturação da iluminação pública. O banco tem prazo de 90 dias para realizar estudo sobre o projeto e, no mês de abril, será aberta licitação pública. Até o final de 2022, serão investidos R$140 milhões na instalação de lâmpadas de LED em todo parque de iluminação do município. O ato de assinatura do contrato aconteceu na sede do BNDES, em Brasília.
“Essa parceria com o BNDES é de grande importância, não só na questão do menor consumo de energia e na geração de economia. Com as praças, ruas e avenidas mais iluminadas, estamos contribuindo com a segurança das pessoas, garantindo bem-estar à população”, disse Anderson Ferreira.
Segundo ele, outra vantagem é que a iluminação de LED é mais eficiente e tem baixo custo de manutenção, pois a durabilidade equivale a 50 mil horas de uso. Além disso, comenta o prefeito, “diminui a poluição visual e preserva o meio ambiente por não emitir radiação ultravioleta e não conter mercúrio”. “Jaboatão se tornará referência em tecnologia com sustentabilidade”, ressaltou o prefeito.
Gustavo Montezano destacou que a tecnologia envolvida na melhoria da iluminação pública é um processo relevante para o desenvolvimento das chamadas “smart cities”, ou cidades inteligentes. “Plantamos uma semente nesse caminho”, disse o presidente do BNDES.
A concessão também possibilitará ao município, com a economia gerada pelo processo, investir em outras áreas prioritárias para a população como educação, saúde e transporte. A modernização e a ampliação dos serviços de iluminação têm grande impacto na qualidade de vida da população, pois estimula o lazer noturno, permitindo a circulação das pessoas nos espaços públicos à noite.
Dos 45 mil pontos de iluminação pública de Jaboatão, nove mil já têm LED e outros seis mil receberão o sistema neste ano, com recursos do próprio município. “Desde que assumimos no primeiro mandato, colocamos a iluminação pública como uma das prioridades. Já realizamos um grande investimento, que agora será ampliado com essa parceira público privada”, assinalou o prefeito Anderson Ferreira, que esteve acompanhado do deputado federal André Ferreira durante o ato de assinatura do contrato.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar