Tarciana Carla é enfermeira técnica em podologia desde 2014 pelo Audax em São Paulo, com especialização podóesportiva geriatria e podópediatria pelo senac e graduação em pés diabéticos pela santa casa de misericórdia

O que é Podologia?

Podologia é a ciência que estuda e trata problemas relacionados aos pés de homens e mulheres, em suas diversas faixas etárias. É uma terapia aplicada a partir de estudos científicos e técnicos, a fim de eliminar problemas como unha encravada, calosidades, ressecamento e outras anormalidades.

É muito importante esclarecer que a Podologia não tem caráter apenas estético. Sabemos que o maior volume de consulta nas clínicas é para resolver questões desse tipo, mas a participação do podólogo vai além. Esse profissional também trata anormalidades referentes à formação óssea e doenças infecciosas, por exemplo.

Diferença entre podólogo e pedicure: entenda sobre essas duas profissões
Na hora de entender o que é Podologia, é muito comum que as pessoas não saibam exatamente o que faz um podólogo e confundam o papel com o de um pedicure. Os dois profissionais trabalham com os pés, porém, as atribuições são um pouco diferentes.

O podólogo é um profissional da área da saúde, com certificação na área.
Ele atua na identificação de doenças nos pés e má formações. Entre as patologias mais comuns da Podologia, podemos destacar:

Olho de Peixe;
Unha encravada;
Rachaduras no calcanhar;
Verrugas plantares;
Frieiras;
Micoses;
Pés Diabéticos;
Calosidades.

Já o pedicure é um profissional da área da estética e trabalha com a função de deixar os pés dos seus clientes mais bonitos. Apesar de não exigir uma certificação técnica para atuar na profissão, e importante ter um curso profissionalizante na área.

O pedicure atua em centros de estética, salões de beleza ou atendem em domicílio, tratando problemas como:

Cuidados com as cutículas;
Esmaltação das unhas;
Limpeza das unhas;
Retirada do excesso de pele nos pés.

Uma pessoa pode – e deve – manter uma rotina de acompanhamento com um pedicure e com um podólogo. Dessa forma tem a saúde e a estética dos pés sempre em dia. Claro que apesar de haver diferença entre podólogo e pedicure, é possível também que um pedicure faça um curso de Podologia e consiga atender ainda melhor seus clientes.

Fonte : Educa mundo

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar