Coordenação e Produção de Conteúdo: Marcos Lima Mochila

Supervisão: Marcelo Mesquita

JOÃO E MENDONÇA ESTÃO TECNICAMENTE EMPATADOS

Os números do Ibope indicam que polarização nacional deve ser realidade local

Por Igor Maciel / JCNE10

.

Neste momento, eleitores de direita começam a identificar Mendonça como representante. Campos surge numericamente à frente. Debate entre esquerda e direita pode ser a tônica na escolha do eleitor.

A pesquisa Ibope/JC/Rede Globo, apontando empate técnico entre os candidatos João Campos (PSB) e Mendonça Filho (DEM) é a confirmação da polarização que se imaginava para a eleição do Recife.

Imaginava-se, porque era impossível que a grande exposição dos debates nacionais nos últimos meses, entre esquerda e direita, não influenciasse a campanha em cada canto do Brasil, inclusive por aqui.

A perspectiva sobre quem seria o representante da Direita Conservadora nessa disputa local estava em jogo e ainda está.

Hoje, o ex-ministro Mendonça Filho, com 19%, parece ser visto como essa representação. Campos tem 23%.

Logo em seguida, nesse campo, com 11%, Patrícia Domingos (Podemos) chega com 8 pontos atrás de Mendonça.

Outros, como Alberto Feitosa (PSC), Marco Aurélio (PTB) e Charbel (Novo), ou não pontuam ou alcançam 1%.

O eleitorado conservador, bolsonarista, portanto, está em maioria, identificado em Mendonça Filho.

Na esquerda, chama a atenção o patamar de largada em que Marília Arraes (PT) se encontra. É abaixo do que vinha sendo especulado pela sua equipe e por apoiadores que a colocavam como líder da campanha. Os 14% da petista a colocam para brigar por espaço direto com a Delegada Patrícia Domingos, apesar de Marília ainda estar tecnicamente empatada com Mendonça Filho, dentro da margem de erro, segundo o Ibope.

É apenas a 1ª pesquisa do Instituto, na eleição do Recife este ano. Muita estrada ainda há pela frente para os candidatos.

Os números, porém, mostram que o debate nacional estará neste jogo.

.

MENDONÇA FILHO VOTA EM COLÉGIO NA ZONA SUL DO RECIFE

O candidato do DEM chegou ao local de votação, por volta do meio-dia deste domingo (15), e expressou confiança de chegar ao segundo turno.

Por Rômulo Alcoforado, G1 PE

.

Mendonça Filho (DEM) votou no Recife, por volta do meio-dia deste domingo, 15 (Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press)

O candidato a prefeito do Recife pelo DEM, Mendonça Filho, votou, no início da tarde deste domingo (15), em um colégio em Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. Ele chegou ao local de votação por volta do meio-dia, acompanhado pela candidata a vice, Priscila Krause (DEM), e por familiares.

O candidato disse que estava confiante em ir para o segundo turno das eleições. Para ele, a “campanha estava em crescimento”.

“As propostas que nós fizemos são as melhores para a cidade: o congelamento do IPTU, dos impostos, acabar com a indústria da multa, investir para melhorar a qualidade da saúde”, declarou.

Mendonça afirmou, ainda, sentir que o povo quer mudança. “Nossa mensagem, minha e de Priscila, chegou diretamente ao povo. Ao mesmo tempo, há uma fadiga de material. Vinte anos de revezamento entre PT e PSB. Tem um desejo claro, latente, de mudança”, afirmou. O candidato também destacou que pretende, caso eleito, melhorar a “qualidade de vida” na cidade. “Esta semana, tivemos o resultado de uma pesquisa do IBGE, que coloca o Recife como a capital mais desigual do Brasil. Meu compromisso é investir para restabelecer mais dignidade para o povo, que significa igualdade de oportunidade e muito investimento na área de educação “

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar