Pesquisa do Instituto Opinião em Bezerros, no Agreste, em parceria com este blog, aponta empate entre o prefeito Breno Borba (PSB) e Lucielle Silva, do DEM. Se a disputa ocorresse hoje, Breno teria 37,4% dos votos contra 35,1% de Lucielle, uma diferença de apenas 2,3 pontos percentuais, abaixo da margem de erro, que é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Já Gabeira (MDB) aparece com 4% e Doutor Lindório (DC) com 0,9%. O que pode definir a eleição é o número de indecisos, em torno de 15,5%, enquanto brancos e nulos somam 7,1%.

Na consulta espontânea, em que o entrevistado precisa lembrar o candidato em que votará sem o auxílio do disco com todos os nomes, Breno foi mencionado por 33,7%, já Lucielle teve citação entre 30,3% dos consultados. Gabeira foi lembrado por 3,1% e Doutor Lindório por 0,3%. Os indecisos somam 25,5% e brancos e nulos se mantêm em 7,1%.

Quanto à rejeição, Gabeira lidera. Entre os entrevistados, 26,3 disseram que não votariam nele de jeito nenhum. Breno Borba é rejeitado por 15,7%. Lucielle tem rejeição de 9,4% e Doutor Lindório 7,1%. Dos entrevistados, 34,6% não rejeitam nenhum candidato e 6,9% rejeitam todos.

O levantamento do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), foi a campo entre os dias 09 e 10 de novembro, com a aplicação de 350 questionários. A margem de erro é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 95%. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.

A consulta é representativa dos eleitores da área pesquisada (o município de Bezerros) e foi feita da seguinte forma: primeiro na aleatorização da amostra em quatro estágios (bairro/localização, rua, domicílio e entrevistado) e depois em um controle das variáveis (sexo e faixa etária), ponderado de acordo com os dados obtidos junto ao TSE e TRE-PE. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PE-03724/2020.

Quando a pesquisa é estratificada, Breno Borba tem o melhor desempenho entre os eleitores idosos (45,2%), entre os eleitores com grau de instrução superior (45%) e entre os eleitores com renda familiar acima de dois salários (50%). Por sexo, tem a preferência e de 38% dos homens e 37% das mulheres.

Lucielle, por sua vez, atinge os maiores índices entre o eleitorado dos jovens (49%), entre o eleitorado com grau de instrução superior (40%) e entre o eleitorado com renda de até dois salários (36,9%). Por sexo, 38% são homens e 32,8% são mulheres.

AVALIAÇÃO DE GESTÃO

O Instituto Opinião também consultou os entrevistados sobre o grau de satisfação com os três níveis de poder – federal, estadual e municipal. A administração do prefeito Breno Borba tem aprovação de 53,4% e é desaprovada por 37,7%. Dos consultado, 8,9% não responderam.

Já o governador Paulo Câmara (PSB) tem aprovação de 52,3% e desaprovação de 35,4%, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é aprovado por 45,1% e desaprovado por 44,9%.

Blog do Magno Martins

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar