Vários fatores contribuem para que o atual vice-prefeito dê continuidade ao plano de crescimento da cidade e melhoria da qualidade de vida das pessoas que ele ajudou a construir

Por Marcos Lima Mochila

.

José Raimundo Ramos nasceu no sítio Carreira de Pedra, sendo o primogênito dos oito filhos de José Henrique Ramos e Maria do Socorro Queiroz Ramos (in memoriam).

Viveu sua infância no sitio em Carreira de Pedra, onde estudou até a 4ª série do Ensino Fundamental e ajudava seu pai cuidando do gado e dos afazeres diários. Da 5ª até a 7ª série ele estudou em Poço Fundo. Dida também deu aula no Sítio Carreira de Pedra, logo após a sua mãe, a professora Socorro, se aposentar.

Apesar de não ter concluído os estudos quando jovem, ele sempre viu a educação como ferramenta essencial para mudar o mundo, o que o fez retomar seus estudos e concluir os ensinos Fundamental e Médio na Educação de Jovens e Adultos.

Aos 18 anos, começou sua paixão pela música, passando a tocar sanfona e com pouco tempo montou uma banda de forró pé de serra com seus familiares.

Mais tarde, Dida tornou motorista e começou a viajar para São Paulo com uma cegonha (carreta que transporta carros), trabalho que exerceu por 12 anos. 

Casou-se com Jaine Alves Ramos e teve dois filhos, Rayane e Renan. Tem também um neto, filho de Renan, o pequeno João Guilherme.

Dida saiu da Zona Rural para morar em Santa Cruz do Capibaribe, mas nunca deixou suas raízes, sempre que pode vai para o Sítio Carreira de Pedra, onde nasceu e cresceu.  
     Por ser sempre presente na Vila de Poço Fundo, ajudando as pessoas e naturalmente se mostrando uma liderança, surgiu a oportunidade de ser candidato a vereador, com o incentivo dos moradores da localidade e de comunidades circunvizinhas.

Neste pleito não conseguiu ser eleito, mas quatro anos depois foi candidato novamente, se elegeu e depois chegou à reeleição. Nos dois mandatos de vereador exerceu o cargo com muita vontade de ajudar as pessoas e sua cidade a evoluírem.

Hoje, Dida é o vice-prefeito do município. Ao lado do prefeito Edson Vieira, tem seu gabinete na prefeitura, onde atende a população e está sempre visitando as comunidades para ouvir as suas necessidades.

Dida sempre teve como característica da sua vida política estar perto das pessoas, dialogando com elas e ouvindo seus anseios. E com base nisso ele pautou seu trabalho ao longo da sua vida pública.

Entre os seus principais pleitos estão a destinação de ambulância para atender a população do distrito de Poço Fundo e a conquista de uma antena de operadora de celular, também para o distrito, para que aquela comunidade pudesse se conectar com o mundo.

Dida também conseguiu junto ao prefeito e aos secretários ampliar e melhorar o Campeonato de Futebol dos Sítios; a instalação de letreiros na entrada dos distritos do Pará e Poço Fundo e calçamento de diversas ruas nas localidades; realização do Festival do Doce e da Modinha em Poço Fundo, enaltecendo a cultura e a economia local, além de ter conquistado uma ambulância 0km para o distrito.

Acompanhou o prefeito em viagens a Brasília, onde conquistaram o Residencial Cruzeiro, que vai beneficiar 500 famílias com moradias populares. Conseguiram também recursos para asfaltamento de dezenas de vias e para compra de equipamentos e melhorias na saúde pública. Na saúde, Dida trabalhou junto com o prefeito no enfrentamento ao coronavírus, participando de reuniões, de definições importantes e acompanhando os trabalhos das secretarias.

Hoje, aos 58 anos, além de vice-prefeito atuante, Dida é empreendedor no setor de carretas e continua fazendo aquilo que lhe faz bem, tocar e cantar forró, jogar futebol, participar de vaquejadas e cuidar de sua fazenda.

Sua popularidade, sua participação diária na vida dos munícipes e, sobretudo, a sua vontade de fazer sempre o melhor pelas pessoas, são os combustíveis que foram detectados pela equipe da Revista TOTAL, durante a realização dos estudos técnicos na cidade, em que ficou evidenciada a sua vitória no próximo dia 15.  

            Outro fator importante para que isso se consume são a força representada pelo seu candidato a vice Joselito (PSDB) e pela forte coligação Gente de Trabalho, formada pelo PSDB, MDB, PSL, PODE, PL e DEM.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar