O prefeito de Toritama, Edilson Tavares (MDB), tem amplas chances de emplacar a reeleição. Se a eleição fosse hoje, ele teria quase 60% dos votos, exatos 58,3%, segundo pesquisa do Instituto Opinião em parceria com este blog. Em relação ao segundo colocado, Arimatea, do PSD, que aparece com 24 3%, a vantagem seria de 34 pontos. Já o Professor Andson Nunes (PTB) aparece com 4%, enquanto Gerson Benedito (PMB) e Nelson Caetano (PTC) estão empatados com 0,3% cada. Brancos e nulos somam 4,3% e os indecisos representam 8,5%

Na consulta espontânea, em que o entrevistado precisa lembrar o nome do candidato sem o auxílio do disco com todos os nomes, a frente também é grande: 32,9 pontos. O prefeito-candidato tem 54,6% e Arimatea foi citado por 21,7%. Já Professor Andson foi lembrado por 2,6%. Os candidatos Gerson e Nelson não foram mencionados. O número de indecisos chega a 17,1% e brancos e nulos são 4%.

Quanto à rejeição, Arimatea lidera com 30,9%. O prefeito Edilson não seria votado por 18% e Gerson Benedito é rejeitado por 6,3%. Nelson Caetano possui rejeição de 4,3% e Professor Andson tem a recusa de 1,7%. Entre os consultados, 34,2% não rejeitam nenhum candidato e 4,6% rejeitam todos.

O levantamento do Instituto Opinião, de Campina Grande (PB), foi a campo entre os dias 28 e 29 de outubro, sendo aplicados 350 questionários. A margem de erro é de 5,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança de 95%. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.

A pesquisa é representativa dos eleitores da área pesquisada (o município de Toritama) e foi feita da seguinte forma: primeiro na aleatorização da amostra em quatro estágios (bairro/localização, rua, domicílio e entrevistado) e depois em um controle das variáveis (sexo e faixa etária), ponderado de acordo com os dados obtidos junto ao TSE e TRE-PE. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo PE-07413/2020.

Na estratificação do levantamento, Edilson tem os maiores índices entre os eleitores da faixa etária entre 35 e 44 anos (68,3%), entre os eleitores com grau de instrução superior (72,7%) e entre os eleitores com renda familiar de até dois salários (59,7%). Por sexo, tem a preferência de 58,9% das mulheres e de 57,6% dos homens.

Já Arimatea tem melhor desempenho entre o eleitorado idoso (35%), entre o eleitorado com grau de instrução superior (27,3%) e entre o eleitorado com renda acima de dois salários (28,8%). Por sexo, 27,6% são homens e 21,1% são mulheres.

AVALIAÇÃO DE GESTÃOO Instituto Opinião também consultou os entrevistados sobre o grau de satisfação com os três níveis de poder – federal, estadual e municipal. A gestão do prefeito Edilson Tavares tem aprovação de 72% e é desaprovada por 21,1%. Apenas 6,9% não responderam.

Já o governador Paulo Câmara (PSB) tem desaprovação de 50,9% e é aprovado por 31,1%, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) possui boa aprovação de 54% e é desaprovado por 31,4% dos entrevistados.

blog do Magno Martins

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar