De acordo com a decisão, foi constatada que a publicação contém dados inverídicos e informações deturpadas

Numa época em que as fake news, conhecidas como falsas notícias, tomam conta das informações, é importante prestarmos mais atenção nas publicações que lemos e compartilhamos em nossas redes sociais. No município de Machados, uma decisão da Justiça ordenou a retirada de uma publicação feita em blogs locais citando Juarez da Banana (PSB) e Silvinho da Banana (PSB), candidatos a prefeito e vice de Machados, respectivamente.

A publicação considerada falsa, conforme entendimento e levantamento da Justiça, afirmava que, segundo o Ministério Público, existia mais de 24 irregularidades cometidas pela atual gestão do prefeito Argemiro Pimentel (PSB) e do vice , Juarez da Banana, tais como : o excesso de cargos comissionados e contratados, como também, o acúmulo de diversos escândalos com as verbas destinadas ao combate da Covid-19. A Justiça constatou que as publicações contêm dados inverídicos ou informações deturpadas da realidade, com o objetivo de ludibriar o eleitorado e denegrir a imagem dos candidatos.

Assim, a decisão judicial, com processo n ° 0600250-33.2020.6.17.0088, assinada pelo Juiz Eleitoral Hailton Gonçalves da Silva, determinou a retirada imediata dessa publicação nos blogs, sob pena de pagamento de multa diária de mil reais, no caso de descumprimento da decisão.

FAKE NEWS

Conhecidas como Fake News, as notícias falsas publicadas nos meios de comunicação tem a intenção de disseminar informações enganosas para obter ganhos financeiros ou políticos. Uma das características desse fenômeno são manchetes sensacionalistas, exageradas ou evidentemente falsas para chamar atenção. Outro ponto importante é a publicação ou compartilhamento da notícia fora de contexto, mostrando o fato como atual.

Como identificar uma noticia falsa ?

Se você recebeu um link de uma matéria e desconfiou do conteúdo, o recomendado é ir até os meios de comunicações tradicionais e verificar se aquela informação existe. Não compartilhe as informações antes de verificar. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também disponibiliza canais de comunicação para a denúncia de notícias falsas. Para conversar com o TSE, é preciso adicionar o número +55 61 9637-1078 a sua lista de contatos no Whats App.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar