Num levantamento dos últimos 100 anos dá para se notar o quanto a cidade se desenvolveu e o quão tem sido importante contar com tantos e tão bons gestores

Por Marcos Lima Mochila

.

A cidade de Vitória de Santo Antão, localizada no Planalto da Borborema, na Região da Mata Sul de Pernambuco, é um dinâmico polo econômico da região, cujo raio de influência se estende a 15 municípios vizinhos.

Sua economia é baseada no agricultura, na indústria, no comércio e na prestação de serviços.

Embora os empreendimentos de pequeno porte sejam maioria no município, nos últimos anos a cidade tem se destacado pela chegada de grandes indústrias. Isso tem sido possível graças a uma infraestrutura que atrai o investimento de tais indústrias.

Para se ter ideia da representatividade do município, no Estado de Pernambuco, recorremos ao IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municpal), um sistema de medição que foi criado pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), em que eles classificam as 10 melhores cidades de cada Estado para se viver. Esta classificação é feita mediante a análise de 3 critérios: Emprego & Renda, Educação e Saúde exclusivamente com base em estatísticas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, da Educação e da Saúde.

Neste índice, entre 184 municípios e um território de Pernambuco, Vitória de Santo Antão está classificada em 8º lugar.

Tudo isso não aconteceu por milagre. É, sim, o fruto do trabalho e a grande dedicação daqueles que comandaram e comandam a cidade.

Se tivéssemos que nominar esses gestores, teríamos que começar em 1921, com a gestão do grande vitoriense João Cleofas de Oliveira – que foi, inclusive, presidente do Senado Federal, de 1970 a 1971 -, até os dias de hoje.

Entre estes, citamos o Coronel José Joaquim da Silva, Nô Joaquim, Dr. Ivo Queiroz, José Augusto Ferrer, Carlos Beckelfeld, Gabriel Mesquita de Freitas, José Aglailson Queralvares (O Zé do Povo), Elias Alves de Lira e tantos outros nestes 100 anos, até chegarmos ao atual prefeito, Aglailson Junior.

Além desses grandes políticos da cidade, temos que destacar também a importância de grandes empreendedores, como Paulo Roberto de Arruda, presidente da Facol, os Ferrer, da Pitu e tantos outros.

Tendo sido eleito com o peso da história e das grandes gestões desses grandes conterrâneos, Aglailson Junior se imbuiu da responsabilidade de dar seguimento a este impulso de deenvolvimento.

E Aglailson não se fez de rogado. Montou uma boa equipe de secretários e colaboradores e, desde o 1º dia de sua gestão vem implementando obras e ações que o fazem merecedor da total aprovação da população.

Com foco principal na Saúde, Aglailson investiu nas melhorias que avançaram nos últimos 3 anos. Os dados do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica mostram que os indicadores de assistência e atendimento são referência. Vitória de Santo Antão tem atualmente a 5ª Melhor Saúde do Estado de Pernambuco e a 2ª Melhor Saúde da Primeira Gerência Regional de Saúde; na Educação, diversas ações foram realizadas nos últimos 3 anos para melhorar a qualidade da rede de ensino e elevar os indicadores de avaliação do município.

Escolas foram revitalizadas, material didático e multimídia adquiridos, novas bancas, merenda de qualidade, distribuição de fardamentos, parcerias, novos professores e a garantia do transporte estudantil e universitário; em termos de Infraestrutura, o trabalho não para e as melhorias com pavimentação e asfaltamento chegaram nesses últimos 3 anos e 8 meses a diversos bairros do município, inclusive na zona rural. A gestão também intensificou a operação tapa-buracos, a limpeza de canteiros, canais e terrenos baldios e vem realizando o trabalho de drenagem e calçamento em diversos bairros do município desde o início da gestão. Transformando o sonho de milhares de vitorienses em realidade, o trabalhando vem avançando em ritmo acelerado e em outros já foram concluídos, como é o caso dos bairros: Caic; Luiz Gonzaga; Cajá; Santo Ivo; Alto do Reservatório; Alto do Cigano; Alto da Balança; Jardim Ipiranga; final da Avenida Mariana Amália; Água Branca e Natuba.

Estas e muitas outras ações foram intensificada na atual gestão do município, comprovando que Aglailson vem crumprindo fielmente o que prometeu e ao que se propôs: melhorar a qualidade de vida dos vitorienses, provendo a cidade de ainda maior infraestrutura, com condições de receber mais instalações de empresas e indústrias.

A apenas 2 meses das eleições municipais, Aglailson é, sem dúvida, um dos prefeitos do Estado que tem a maior aprovação da população, o que o qualifica para a reeleição para mais 4 anos de gestão da cidade.

A equipe da Revista Total, que vinha realizando estudos técnicos na cidade, desde há 3 meses atrás, constatou que houve um significativo aumento das intenções após a comunicação de que Aglailson terá como seu vice outra grande figura política da cidade, o ex-deputado estadual Henrique Queiroz. Ele, que sempre foi o peso da balança, o diferencial em diversas eleições em que apoiou diversos candidatos, agora fará dupla com Aglailson e, juntos, darão continuidade ao desenvolvimetno de Vitória deSanto Antão.

Fazendo jus, portanto, à história de seus antecessores, Aglailson tem a aprovação da maioria da população e, com certeza, conforme atestado pelos estudos técnicos da Revista total, será reeleito no próximo pleito, em 15 de novembro vindouro.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar