A eleição para a prefeito do Recife continua sem candidato favorito. É o que aponta a segunda rodada da pesquisa do Instituto Conectar, realizada entre os dias 21 e 24 de agosto 2020 e encomendada pela Executiva Estadual do Democratas e registrada no Tribunal Regional Eleitoral. Com 800 entrevistas com eleitores de Recife e margem de erro máxima de 3,5%, a pesquisa mostra, na estimulada, empate técnico entre João Campos, 14% (PSB), Mendonça Filho, 13% (DEM), Daniel Coelho, 13% (Cidadania), Marília Arraes (PT), 13% e a Delegada Patrícia Domingos, 11% (Podemos). Dos cinco candidatos, João Campos, numericamente com o maior percentual, oscilou negativamente dois pontos percentuais em relação a primeira pesquisa da Conectar, passando de 16% para 14%.

Dos cinco pré-candidatos com a melhor pontuação na pesquisa, qualquer um pode estar liderando a disputa, dentro da margem de erro de 3,5%. Túlio Gadelha do PDT tem 3%, Alberto Feitosa e Marco Aurélio com 2% cada, o pré-candidato do Novo Charbel Moroun não pontuou no levantamento. A indefinição do eleitor se mantém nos dois outros cenários testados. No primeiro cenário reduzido, João Campos tem 19%, Mendonça Filho 17%, Marília Arraes, 17%, Patricia Domingos 16% e Charbel, 2%. No segundo cenário – sem Mendonça e com Daniel -, João Campos oscila um ponto percentual positivo e vai para 20%. O mesmo acontece com Marília, que passa para a segunda colocação numérica com 18%. Patrícia Domingos permanece com 16%, empatada com Daniel, 16% e Charbel 1%.

Conhecimento – Em relação ao grau de conhecimento, Mendonça é o pré-candidato mais conhecido dos eleitores: 41% dizem que o conhecem bem, seguido por Daniel Coelho (35%), João Campos (25%) e Marília Arraes (26%). A Delegada Patrícia Domingos (11%) e Alberto Feitosa (6%) continuam num outro patamar de conhecimento, ambos são desconhecidos pela maioria dos eleitores da cidade, já que mais de 50% dos entrevistados dizem que não os conhecem. 54% dos recifenses desconhecem Patrícia Domingos e 69% Alberto Feitosa.

A pesquisa mostra que o potencial de voto e rejeição de João Campos, Marília Arraes, Mendonça Filho e Daniel Coelho mostram-se, mais uma vez, empatados. A Delegada Patrícia Domingos e Alberto Feitosa são os mais rejeitados com 61% e 83%, respectivamente. O elevado grau de desconhecimento da Delegada e de Feitosa podem explicar a rejeição ambos.

A pesquisa perguntou ao eleitor qual dos candidatos ele associa ao presidente Jair Bolsonaro. Mendonça Filho é o pré-candidato a prefeito mais associado ao presidente Jair Bolsonaro, com 33%, o dobro das citações dos segundos colocados Daniel Coelho (16%) e Delegada Patrícia Domingos (18%). O deputado Alberto Feitosa que se apresenta como o candidato de Bolsonaro aparece em penúltima posição com 7% e Charbel, 3%.

O Instituto Conectar é comandado pelo sociólogo, Maurício Garcia, sociólogo, um dos pesquisadores mais respeitados do mercado, tendo trabalhado durante mais de 20 anos no IBOPE, onde coordenou centenas estudos quantitativos e qualitativos de pesquisa. Também trabalhou no instituto de pesquisas pernambucano Ipespe durante mais de 3 anos. Maurício Garcia é associado à Wapor (World Association for Public Opinion.
A coleta das entrevistas foi realizada entre os dias 21 e 24 de agosto de 2020. Foram realizadas 800 entrevistas com eleitores de Recife, consequentemente, a margem de erro máxima estimada da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais apresentados. O nível de confiança da pesquisa é de 95%. A pesquisa foi contratada pelo DEMOCRATAS – ORGAO DEFINITIVO – PERNAMBUCO – PE – ESTADUAL / DEM. A pesquisa foi registrada sob o número: PE-07000/2020.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar