Durante Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada nesta terça-feira (25/08), os jornalistas profissionais de Pernambuco aprovaram a pauta de reivindicações da categoria para o início da Campanha Salarial 2020. A AGO foi realizada na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Pernambuco (Sinjope). Para fechamento do novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), a categoria irá demandar reajuste salarial e manutenção das conquistas de 2019.
Além de preservar os direitos da categoria, o ACT de 2019 garantiu um reajuste de 3,26% (acumulado da inflação no período) para o salário, piso e demais cláusulas econômicas. A conquista mais importante foi a manutenção dos 100% aos domingos depois de cinco rodadas de negociação.
As empresas ainda tentaram passar a compensação do banco de horas de 60 para 180 dias. Após a negativa da diretoria do Sinjope para esta proposta, ficou então estabelecido o prazo de 105 dias para a compensação das horas extras. Da mesma forma, a classe patronal queria baixar de 30 para 12 meses a estabilidade da pré-aposentadoria, que ficou em 24 meses.
“Agora, estamos enfrentando uma situação ainda mais difícil que na Campanha 2019 devido ao agravamento da crise econômica e a pandemia do novo coronavírus. Por isso, precisamos do maior número possível de profissionais participando das assembleias e mobilizações. A força de negociação do Sinjope vai depender, diretamente, da união da categoria”, destacou o presidente do Sinjope, Severino Júnior.
Além da pauta de reivindicações, na AGO desta terça também foram definidas estratégias de pressão para agilizar celebração de ACTs/CCTs, incluindo desde deflagração de paralisações de advertência e/ou protesto a greve. Falou-se ainda sobre a Taxa de Contribuição Assistencial 2020, referente ao desconto de um dia de trabalho dos profissionais em compensação ao fim da antiga contribuição sindical. Lembramos que essa Taxa é de extrema importância para a manutenção da estrutura do sindicato e dos serviços prestados à categoria e ela deve ser autorizada logo após o fechamento do ACT.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar