A iniciativa é do pré-candidato a vereador de Aliança professor Gebson Fortunato (PSB)

Com o objetivo de destacar o município de Aliança, na Zona da Mata de Pernambuco, como berço de importantes manifestações populares do Estado, um projeto pretende transformar a Associação de Maracatu de Baque Solto do município em Memorial do Maracatu Rural de Pernambuco. A autoria é do empresário da área de educação e pré-candidato a vereador de Aliança, nas eleições de 2020, Gebson Fortunato (PSB). “Se conseguir alcançar o objetivo de chegar na Câmara de Vereadores, vamos trabalhar para criar um verdadeiro museu do Maracatu Rural. Afinal, nosso município é o berço desta manifestação tão importante da nossa cultura”, destacou Gebson.

De acordo com o socialista, a valorização do maracatu, assim como de outras expressões que existem na região, como o boi, a ciranda e o cavalo marinho, permite que o turismo, por exemplo, também seja desenvolvido em Aliança. “Precisamos mostrar que temos a cidade berço do Maracatu Rural e terra natal de grandes artistas, ícones da cultura pernambucana, como o rabequeiro Mestre Salú”, lembrou Fortunado que é professor desde 2008.

Em 2017, Gebson Fortunato, como membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Aliança, fez parte da ação que criou o Fundo Municipal de Amparo à Cultura Popular que apoia os artistas de Aliança que precisam de incentivo para continuarem a desenvolver os seus folguedos. Entre os responsáveis por esta iniciativa, Fortunato reconhece a dedicação do ex-diretor de cultura na época, Luciano Santos. “Ele é o responsável por muitas conquistas que alcançamos nesta área. ”

Neste dia 22 de agosto, dia do folclore, Gebson Fortunado faz questão de lembrar que este gênero é parte integrante da cultura de um povo. “E é o nosso povo quem melhor representa a nossas expressões. Afinal, são os canavieiros, os trabalhadores do corte da cana de nossa região que, em período de entressafra, se dedicam -exclusivamente- a sua missão de imortalizar nossa cultura. Eles são rei, rainha e caboclos do maracatu”. E concluiu: “É imprescindível que continuemos a incentivar nossos artistas e futuros representantes de nossa cultura. Eles são os futuros brincantes que vão perpetuar nossa história”, enfatizou o pré-candidato.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar