Por Magno Martins

Acabei de abrir o programa Frente a Frente com um editorial dolorido. No programa em comemoração ao meu aniversário, relato o drama que vivi há um ano e meio, apunhalado pela depressão, a doença do século. Confira o que escrevi abaixo.

A vida é um permanente aprendizado, uma luta não inglória quando fazemos dela um compartilhamento de bondades, de doações, de servir. De abraçar causas, de lançar a semente do amor. A vida tem que ter sentido e quando perdemos esse sentido, essa sentinela, vem o abatimento, vem a dor, vem a escuridão.

A Bíblia fala em trevas. Trevas são nuvens carregadas pelo horror que nenhum clarão consegue dissipar. Quem chegou ao fundo do poço como eu, abatido pela doença do século, a depressão, sabe do que estou falando. Aprendi muito num período de quase um ano, no qual Deus me tirou a luz, me fez ver tudo escuro ao meu redor, me tirou o dom de escrever, me roubou a alegria de viver, me afastou da família, dos meus filhos, amores da minha vida, dos meus amigos, de tudo, enfim, que sempre amei.

Mas o mesmo Deus, misericordioso e bondoso, que tem piedade de todos os homens, foi capaz de jogar, no alto mar da infelicidade, a rede da minha salvação. Resgatou-me para a vida, para o meu mundo. Devolveu a alegria de abrir a janela e contemplar o sol que brilha descortinando um novo dia. A nossa maior glória não reside no fato de nunca cairmos, mas sim em levantarmo-nos sempre depois de cada queda. Gostaria que você soubesse que o que aconteceu comigo pode acontecer com qualquer um. Mas existe dentro de nós uma força capaz de mudar nossas vidas. Basta que lute e aguarde um novo amanhecer, que confie em Deus. Sem ele, não somos absolutamente nada.

Sem Deus, somos uma folha seca que o vento leva na direção que sopra. Você que hoje me ouve e que pode estar passando por tudo que passei escute: lute por aquilo que você acredite, não espere! A única pessoa que pode fazer a vida valer à pena é você mesma! Aprenda a se desafiar. Com fé, em me desafiei. E hoje posso cantar como Gonzaguinha cantou: “Viver! E não ter a vergonha! De ser feliz! Cantar e cantar e cantar! A beleza de ser/ um eterno aprendiz”.

Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito importante e bela para ser insignificante. A vida tem muitos sentidos, mas amar, sofrer, lutar e vencer são os mais simbólicos. Por isso ame muito, sofra pouco, lute bastante e vença sempre. Lute diante das coisas mais difíceis da sua vida, para que um dia possa olhar para trás e dizer: Foi difícil, mas eu consegui.

O êxito da vida não se mede pelo caminho que conquistamos, mas pelas dificuldades que superamos no caminho. A vida, apesar de dura, é mágica. Por isso, sempre acredite no inesperado. Viva a vida! Acredite em seus sonhos. Encontre em seu caminho o brilho do sol, as cores do arco-íris, o fulgor das estrelas, a paz, o amor, e a esperança! Neste dia de tamanha felicidade, em que comemoro aqui neste programa com você, meu caro ouvinte, razão da nossa existência e sucesso, venho fazer um brinde à vida.

Neste mundo de pandemia e de tristeza que vivemos, siga um conselho que aprendi e deu certo para sair das trevas e da escuridão: lute hoje, acerte hoje, erre hoje, sorria hoje, chore hoje, arrisque hoje, se declare hoje, ame hoje, seja feliz hoje. Não deixe nada pra amanhã. Viva o hoje, pois o amanhã talvez não venha.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar