Sabe-se que os postos de poder são ocupados, sobretudo, por pessoas brancas e isso se deve ao processo de escravização sofrido por indígenas e negros ao longo dos séculos. Nessa perspectiva, Maria José Ferreira Lima, 39, mais conhecida como Dora Lima, mulher negra, nascida no subúrbio mais populoso do Recife, situado em Casa Amarela, quebra esse paradigma ao ser empossada, no dia 6/julho/2020, ao cargo de Secretária Executiva de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas do Governo do Estado de Pernambuco. Em entrevista, Dora discorre sobre temáticas envolvendo representatividade, impasses e satisfações na realização do seu trabalho. Além disso, o Secretário Cloves Benevides conta sobre o contentamento em receber a notícia da posse de Dora.
De início, Dora revela que a sua luta contra o preconceito racial se deu aos 12 anos. Filha de pais divorciados, presenciou comentários racistas por ser a única filha negra retinta, no entanto, sinaliza não ter internalizado esse preconceito, afinal sempre contou com todo o cuidado da família. Nessa perspectiva, essa disparidade reaparece na sua primeira tentativa de ingressar no mercado de trabalho, apesar de ter um currículo plausível e carta de recomendação, obteve como resposta da Gestora de Recursos Humanos que a vaga de emprego disponível para ela seria no setor de limpeza. Dora se nega e respectivamente ocupa o cargo de assessora de Marieta Borges e Ana Clara Marinho, subindo de cargo depois de três meses e após um ano é promovida para gerenciar o setor de Recursos Humanos.
Perguntada sobre a importância de ser uma figura de representatividade, Dora afirma a sua realização em poder contribuir para a crença em um mundo que tenha equidade social, entende que ter alcançado cargos de renome faz com que os seus iguais também acreditem nessas possibilidades e as alcance. Dentre os impasses para a realização do seu trabalho, Dora pontua os racismo e machismo sendo os mais prejudiciais, ela observa o espanto que têm ao verem que se trata de uma mulher negra gerindo uma empresa de grande porte. Ainda assim, Dora diz saber lidar e acaba conquistando o respeito dos colegas. Por fim, expressa o seu imenso prazer em se doar para o povo, sanar os problemas, esclarecer dúvidas, criar e aperfeiçoar políticas públicas eficazes de inserção na sociedade. Por fim, Cloves fala sobre a importância de Dora em um cargo de poder e toda a sua representatividade. Outrossim, o Secretário ressalta a qualificação e a determinação da atual Secretária Executiva, Cloves deixar claro o sei desejo por uma reeducação estrutural e assim desejando que notícias como essa, seja comum.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar