A experiência será apresentada em live que acontecerá nessa quinta-feira (25), às 17h

Foto: Chico Bezerra/PJG

Postado por Marcos Lima Mochila

.

Iniciativa desenvolvida por equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Felicidade, no município do Jaboatão dos Guararapes, para mapear pacientes suspeitos ou confirmados para a Covid-19, foi classificada na primeira etapa do prêmio “APS Forte para o SUS: No Combate à Pandemia”. Desenvolvida pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e pelo Ministério da Saúde, a premiação tem como objetivo valorizar e divulgar experiências que tragam soluções para atender a população durante a emergência sanitária. Jaboatão foi a única cidade do Nordeste selecionada para apresentar o trabalho durante uma live organizada pela Opas e que irá ao ar nesta quinta-feira (25), às 17h.

O trabalho elaborado no município do Jaboatão aplica a ferramenta tecnológica de geolocalização do Google Earth para acompanhar pacientes suspeitos ou confirmados para o novo coronavírus, permitindo visualizar de forma rápida no gráfico territorial a distribuição dos casos, diferenciados por sua classificação clínica. O mapeamento é baseado no monitoramento dos pacientes, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde, permitindo alertar à equipe e à gestão municipal quanto à distribuição territorial da doença, além de viabilizar o planejamento de ações específicas e o monitoramento ágil dos pacientes em microáreas da cidade.

Outro ganho da ferramenta é a utilização de uma tecnologia pré-existente e gratuita, que, somado aos esforços da rede de saúde municipal, contribuiu para o ágil monitoramento e acompanhamento territorial de casos da Covid-19.

A experiência “Geolocalização: ferramenta de monitoramento dos pacientes com síndrome gripal na Estratégia Saúde da Família” da equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Felicidade, do município do Jaboatão dos Guararapes, foi selecionada na primeira etapa do prêmio “APS Forte no SUS – No Combate à Pandemia” e será apresentada em live que acontecerá nessa quinta-feira (25), às 17h.

O trabalho aplica a ferramenta tecnológica de geolocalização do Google Earth, para mapear os pacientes suspeitos ou confirmados para COVID-19, permitindo visualizar de forma rápida no mapa a distribuição dos casos para formulação de estratégias de combate a pandemia no município.

“Estamos muito felizes e orgulhosos da equipe da USF Santa Felicidade e das decisões gestoras implantadas até o momento”, elogiou a secretária de Saúde do município, Zelma Pessoa.

O prêmio é promovido pelo Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). Jaboatão dos Guararapes é o único município do Nordeste selecionado para apresentar sua experiência. O debate será transmitido no Portal da Inovação na Gestão do SUS (https://apsredes.org/) e no Facebook @inocacaoemsaude.

Participe!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar