Jornalista Marcos Lima Mochila

Por Marcos Lima Mochila

.

.

.

.

.

Cine PE 2020 terá sessões drive-in e on-line

A 24ª edição do Festival Cine PE será feita com sessões adaptadas às medidas impostas por causa da pandemia causada pelo novo coronavírus: em vez de exibições em salas, os filmes serão exibidos no modelo drive-in, onde os espectadores ficam dentro de carros assistindo ao filme que será projetado em uma tela do lado de fora. O evento está previsto para acontecer entre 24 a 30 de agosto.

De acordo com a direção do evento, haverá “regras criteriosas de segurança” para atender às restrições exigidas pelo governo.  A edição vai ter, ainda, exibições na TV e na internet – nas redes sociais.

Os detalhes sobre o funcionamento das sessões do Cine PE 2020 ainda não foram divulgados, assim como a programação.

“Ainda estamos realizando vários contatos, tendo várias discussões, definindo as coisas com maiores detalhes, porque é algo novo e precisamos manter o padrão do evento”, explicou Sandra Bertini, diretora do CINE PE.

Presidente, chame o Mendoncinha para ajudá-lo!

O economista e ex-ministro da Fazenda Antonio Delfim Netto falou isto há exatamente 13 meses atrás, segundo nota do jornalista Magno Martins, em sua coluna de 22/05/2019, após alguns imbróglios cometidos pelos ministros da Educação. No caso, o que acabava de sair – Ricardo Vélez Rodrigues -, e o que acabara de entrar (em 09/04/2019) – Abraham Weintraub.

Parece que agora são os recifenses que querem chamar o ex-governador de Pernambuco, Mendonça Filho, para assumir o comando e “ajudá-los” a mudar Recife.

Coincidentemente, em março passado, em enquete promovida pelo Blog da Noelia Brito, Mendonça Filho venceu os candidatos da direita e da esquerda para a prefeitura da Capital.

Candidato mais bem votado para o Senado no Recife, nas eleições passadas, Mendoncinha na enquete, realizada via Instagram, venceu os demais pré-candidatos. Com 62% (397 votos) derrotou o deputado Daniel Coelho, que obteve 38% (239 votos) das preferências dos leitores. Contra a deputada Marilia Arraes, do PT, o representante da direita também se saiu bem na votação entre os leitores, chegando a 56% (433 votos) contra 44% (340) votos atribuídos à deputada.

Quando confrontado com o deputado federal do PDT, Tulio Gadelha, Mendonça Filho chegou aos 60% (442 votos) contra 40% (299 votos) de Tulio.

Por fim, Mendonça Filho, que já havia vencido o deputado federal João Campos, do PSB e a delegada Patrícia Domingos, do Podemos, em enquetes anteriores, venceu o ex-deputado federal Paulo Rubem, do Psol, ao obter 65% (465 votos) enquanto Paulo Rubem chegou a 35% (252 votos).

O desempenho de Mendonça Filho não chega a ser uma surpresa, já que o ex-governador, apesar de não ter sido eleito para o Senado, recebeu 1.302.446 votos, o que corresponde a 19,58% dos votos dos pernambucanos, dos quais 267.936 votos, o que corresponde a 21,67%, apenas no Recife, onde venceu a eleição.

Sistemas particulares de Ensino precisam de uma maior fiscalização do MEC

Têm aumentado as mensagens que temos recebido, de pais de alunos de escolas particulares, sobre a quem se dirigir para reclamar sobre os sistemas que as escolas usam, uma ação que começou a se evidenciar no início dos anos 2000.

Reclamam de conteúdos com bastante erros ortográficos, com temas muito aquém ou muito além da capacidade dos alunos e outros erros que, segundo eles, prejudicam o aproveitamento dos alunos.

 Telefone 0800 61 61 61

Como se trata de assunto que ainda não temos um expert na equipe, para orientar esses pais e responsáveis, nós os temos orientado para que enviem suas reclamações diretamente para o MEC.

Este trecho da obra vai chegar ao fim, mas breve estará de volta

Obras Pingue-Pongue

A Compesa, desde maio de 2017 iniciou obras de implantação do sistema de coletas e tratamento de esgoto em Jaboatão dos Guararapes.

O prazo previsto, de 24 meses – cujas obras deveriam estar concluídas em maio/2019 – não foi cumprido e a Compesa não dá a menor satisfação à população, que é a principal prejudicada com os transtornos do já complicado trânsito da Zona Sul jaboatanense.

Muito trabalho para poucos beneficiados

O pior de tudo, é que o modelo de obra que está sendo utilizado pela Compesa, é o Sistema de Obras Pingue-Pongue: aquele que vai e volta. Ou seja, as obras são realizadas, após um período voltam a ser realizadas no mesmo local e, com isso, tem pontos dos bairros de Piedade e de Candeias que já tiveram o trânsito interrompido pelo menos umas 3 vezes.

Será treinamento para as Olimpíadas? Pingue-Pongue é uma das modalidades olímpicas…

Trânsito do Crioulo Doido

Por falar em trânsito, Jaboatão é realmente pródiga em problemas relacionados a este item.

A implantação do Binário de Candeias, que se iniciou em 28 de março deste ano, é o que se pode comparar ao ‘Samba do Crioulo Doido’: o bode que deu vou te contar.

É que foram efetuadas algumas mudanças que não entendemos qual a sua utilidade.

Só para exemplificar, no pequeno trecho compreendido entre a Rua Dom Vital à Rua Dr. Aniceto Varejão, ocorreram mudanças que, apesar de passados quase 3 meses, ninguém ainda entendeu.

Mais arrodeios, mais combustível a se gastar. A Petrobrás agradece

Senão vejamos:

  1. Se você estiver trafegando pela Rua José Brás Moscow, no sentido Piedade/Candeias, você pode entrar na Rua Dom Vital à esquerda e seguir até a praia.
  2. No entanto, caso você passe da Rua Dom Vital, ao chegar à Rua N. S. do Loreto, você pode até entrar à esquerda, mas, ao chegar à Av. Ayrton Senna, terá que dobrar obrigatoriamente à direita, porque o percurso em frente passa a ser contramão.
  3. Caso você siga ainda pela Rua José Brás Moscow até à Rua N. S. de Fátima (uma rua de mais ou menos 200 metros), com a intenção de seguir até à praia, aí a coisa complica ainda mais: você pode dobrar à direita, porque o pequeno trecho até a Rua També, é mão dupla. Mas se quiser dobrar à esquerda, não pode, pois é contramão até a Av. Ayrton Senna. Depois da Ayrton Senna, no entanto, ela passa a ser mão única em direção à praia (mas você não chega na praia, pois ela termina exatamente na Av. Pres. Castelo Branco). Bem, se você não entrar na Rua N. S. de Fátima, ao chegar à Rua Joaquim Marquês de Jesus, você poderá dobrar à esquerda, atravessar a Av. Ayrton Senna e chegar até à Av. Pres. Castelo Branco. Mas não poderá seguir até a praia porque não há passagem na pista (pois a mesma é dividida em duas, com fechamento da passagem de uma faixa para outra. Mas mesmo que fosse aberta, você também não conseguiria chegar à praia pois o pequeno trecho de 35 metros, da faixa 2 da Av. Pres. Castelo Branco, é mão única, mas na direção contrária, da Avenida Bernardo Vieira de Melo para a Castelo Branco. Aí você então dobra à direita mas só poderá chegar à praia indo até a Rua do Jangadeiro, fazer o retorno nessa própria rua, cruzar as duas pistas da Av. Pres. Castelo Branco, cruzar a Rua José Nunes da Cunha e, ao chegar à Avenida Bernardo Vieira de Melo – Aleluia!!! -, poderá, finalmente, chegar à praia.
  4. Fora essa novela toda, tem outras de menos destaque. Por exemplo, se você vier pela Av. Presidente Castelo Branco, em direção a Barra de Jangada, você cruza a Rua Dr. Aniceto Varejão e segue na mesma rua que, a partir daí muda de nome: é a Rua Antonio Ferreira Campos, também em mão única.
Hora de paz: alunos na sala de aula

Mas, ao cruzar a Rua do Jangadeiro, a mesma rua passa a ser uma rua de mão dupla, inclusive no trecho do Colégio Elo que, nos horários de entrada e saída de alunos, torna-se um verdadeiro pandemônio.

Enfim, essa engenharia do Binário de Candeias deve ter sido importada da terra do crioulo doido.

Este, como outros prolemas, era assunto de uma entrevista que estamos tentando com o prefeito Anderson Ferreira que, sempre muito simpático e muito solícito, sempre que o contatamos para agendar, ele sempre nos diz que está à vontade, manda que procuremos a sua assessoria mas aí complica: a assessoria do prefeito é mais importante do que ele, porque nunca nos responde.

Como a pandemia vai passar e as eleições se aproximam, quem sabe ás vésperas da eleição não conseguiremos agendar essa entrevista que estamos tentando há 3 aos e meio? De repente, o Exmo. Sr. Assessor de Imprensa do humilde e simpático prefeito de Jaboatão dos Guararapes, nos permite realiza-la.

Deus queira!

OPINIÃO

Privatização da EBC

O novo ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD), além de fazer o meio de campo com os senadores e deputados federais, terá como principal trabalho a privatização da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC).

Um bom momento para se incluir nessa ação de privatização um outro gigante da comunicação que vive à míngua, apesar de mais de 50 anos de história: a TV Universitária.

Concessionada e sediada no Recife (PE), a emissora opera no canal 11 (40 UHF digital) e é afiliada à TV Brasil.

A TV Universitária – 1ª TV educativa do Brasil -, foi criada em 22 de novembro de 1968, como veículo integrante do Núcleo de TV e Rádios Universitárias, da UFPE, com a finalidade de ampliar os horizontes da informação, cultura e educação.

Na época, o analfabetismo atingia 50% da população e era o mesmo índice de habitantes em idade escolar. Para educar e formar essa parcela da sociedade, que estava distante dos centros de educação, a TVU foi criada por ter um alcance maior, já que era o meio de comunicação que mais crescia, segundo a UNESCO, e o Brasil estava entre os dez países com o maior número de aparelhos de televisão.

Apesar de mais de meio século de história, a emissora jamais teve condições financeiras para ter, por exemplo, um arquivo de conteúdos de sua programação, que seria um grande manancial histórico do Estado de Pernambuco e de todo o país.

Pior: hoje, a emissora está ainda pior, sobrevivendo com muitas dificuldades, devido principalmente ao trabalho árduo de sua direção e de suas equipes, de todos os departamentos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar