O pré-candidato à Prefeitura do Recife, Mendonça Filho (DEM), cobrou que o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), venha a público explicar porque a Prefeitura comprou 500 respiradores pulmonares ainda em fase de teste e sendo experimentado em porcos.

A informação de que o respirador BR 2000 da BIOEX, modelo adquirido pela Prefeitura do Recife, estava em fase de teste em porcos foi divulgada na página do Facebook do marido da dona da empresa, no dia 05 de maio. Ou seja, dois meses após o contrato ser assinado.

“De forma surpreendente hoje, nós tivemos a informação de que esses equipamentos são equipamentos experimentais e haviam usados/ testados, tão somente, em porcos”, disse o ex-ministro

Lembrando que a própria Prefeitura do Recife admitiu em documento oficial, que os respiradores comprados à microempresária Juvanete Barreto, mais conhecida em Paulínia, sua cidade natal, como Dona Nete, nunca foram testados em seres humanos.

“A pergunta que fica é: o prefeito Geraldo Julio avalia que equipamentos experimentais, sem registro na Anvisa, nunca testados em seres humanos, e testados exclusivamente em porcos, seria adequado a serem utilizados por seres humanos?”, questionou Mendonça.

O ex-ministro disse ser “inacreditável” que isso possa ocorrer, enquanto pessoas padecem em hospitais do Recife. A Prefeitura inaugurou 333 leitos de UTI para a covid_19. Desse total, cerca de 200 continuam fechados esperando equipamentos como respirador pulmonar para funcionar.

Os testes eram conduzidos por uma veterinária. No vídeo, o marido de Juvanete, Juarez Freire, é apontada como inventor do respirador, apesar de não ter nenhuma especialização técnica para isso.

Portal da prefeitura

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar