O Governo do Estado ampliou o comitê que foi montado com o objetivo de acompanhar as causas e consequências do Coronavírus em Pernambuco. O comitê está supervisionando diariamente os casos relacionados ao Covid-19. Em Pernambuco, foram registrados os dois primeiros casos de pessoas contaminadas. São dois idosos residentes no Bairro de Boa Viagem, no Recife, e que haviam viajado para Itália. Uma mulher, que trabalha com o casal, está sendo acompanhada.
Durante a reunião com os integrantes do comitê de acompanhamento, o governador Paulo Câmara (PSB) determinou que houvesse a maior integração possível entre todos os setores do Governo, para apoiar a atuação dos órgãos de saúde do Estado.
Paulo Câmara demonstrou muita preocupação e ressaltou a necessidade de ações preventivas rígidas. “O novo coronavírus tem mobilizado o mundo inteiro. Desde as primeiras notícias, tornou-se prioridade absoluta no trabalho de pesquisa, orientação, monitoramento e cuidados. Em Pernambuco também, onde instalamos um comitê que eu comando pessoalmente. Continuaremos em ação permanente, inclusive adotando os encaminhamentos necessários, em casos suspeitos e confirmados”.
O governador frisou que é fundamental manter a serenidade e, principalmente, seguir as orientações dos especialistas. “Vamos manter a tranquilidade e agir com calma e cautela, para inibir a propagação do vírus e de outro mal, o boato. O esforço é coletivo para conter a Covid-19, em um ambiente favorável às medidas efetivas e às informações úteis. Assim vamos superar este difícil momento que o mundo atravessa”.
Para o secretário de Saúde, André Longo, as medidas preventivas são imprescindíveis para evitar a propagação do vírus. “Estamos atuando em todas as áreas, acompanhando os diversos casos supeitos e os que já foram descartados. Quando somos informados de qualquer caso, determinamos as providências que estão sendo determinadas para a situação. providenciamos os exames e fazemos o acompanhamento”.
Dr. André Longo informou que a Secretaria da Saúde já recebeu os medicamentos necessário para utilização quando hover necessidade e que, na próxima semana, deverá estar chegando ao Recife, o material necessário para realização dos testes. Atualmente, os exames estão sendo feitos em Belém, no Pará. “Com os testes, vamos diminuir bastante o tempo de verificação da contaminação com o Covid-19”.
O Governo de Pernambuco reforçou a rede de saúde ampliando as equipes em unidades de referência, tendo convocado 132 profissionais de saúde de diversas categorias, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem para reforçar o quadro do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc). Desse total, 12 médicos infectologistas, aprovados em concurso público da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), foram nomeados, sendo sete para o Huoc e outros cinco para o Hospital Correia Picanço, referência no atendimento de casos suspeitos do novo coronavírus em crianças.

Fotos: Heudes Regis/SEI

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar