Por Márcio Maia
Além de provocar uma verdadeira revolução na economia mundial, inclusive causando um maluco sobe-e-desce nas Bolsas de Valores de todos os países, o coronavirus está causando intensas mudanças na vida de grande parte da população mundial. Os especuladores estão aproveitando a situação para ganhar rios de dinheiro com a loucura dos valores das ações das principais empresas do mundo capitalista.
O presidente dos Estados Unidos, Donaldo Trump, tentou afastar o medo dos americanos e afirmou que o vírus não fazia medo e que estava havendo uma supervalorização dos estragos que poderiam acontecer. Três dias depois, o mandatário da maior potência ocidental aceitou a ideia do perigo e tomou a decisão de proibir os voos entre os países da Europa e os EUA. Diante da grande repercussão, ele modificou a determinação e liberou o retorno dos cidadãos americanos ao seu país.
O presidente brasileiro Jair Bolsonaro, em sua viagem aos Estados Unidos, também seguiu o caminho de Trump, minimizando a força do vírus e terminou mudando de ideia após a constatação de que o secretário de Comunicação do Palácio do Planalto, havia sido acometido pelo vírus que primeiramente foi detectado em uma das províncias da China.
Na Europa, principalmente Itália e Espanha, os casos de confirmação e suspeição se sucedem e as autoridades estão tomando providências sérias para evitar que o vírus se propague.
Aqui em Pernambuco, já estão confirmadas duas pessoas residentes no Pina, no Recife, vindas da Itália com o vírus. O casal de idosos está sendo monitorado por equipes da Secretaria da Saúde até que o prazo da quarentena seja cumprido.
O primeiro jogo da seleção brasileira de futebol pelas eliminatórias da Copa do Mundo contra a Bolívia, que seria realizado na Arena de Pernambuco, no próximo dia 27, foi adiado por determinação da própria FIFA. Todos os ingressos para a partida já haviam sido vendidos e vão valer para a próxima data.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar