Desde 2006 o jornalista Marcos Aurélio de Lima integrava a dupla Mateus e Katilinda

O prefeito Anderson Ferreira comprou a ideia e deu uma maior dimensão ao projeto

Por Marcos Lima Mochila

Marcos Aurélio – ou Marquinhos, como é carinhosamente conhecido -, sempre foi muito ligado às artes, mas foi em 2006 que ele se juntou a Fábio Glei e juntosformaram a dupla Mateus e Katilinda que, nos últimos 15 anos, se apresentou em várias partes do país, sempre representando Jaboatão dos Guararapes.

Em 2010, então já cursando Jornalismo, Marquinhos iniciou um estágio como jornalista na Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, quando deu os primeiros passos em projetos sociais, sempre buscando realizar algo em prol da comunidade.

Em 2014, já formado, Marquinhos foi indicado para promover a humanização do espaço sob o Viaduto Geraldo Melo e ali começou a realizar aulas de Zumba, inicialmente para um pequeno grupo – a maioria formada por idosos -, onde permaneceu até o final da gestão do prefeito Elias Gomes, em 2016, já com um grupo bem maior. Nessa época, o jovem jornalista já era conhecido, em todo o município e em todo o Estado – por conta das inúmeras reportagens em vários canais de tv, como Marquinhos da Zumba

Ao assumir a prefeitura, o atual prefeito, Anderson Ferreira, vislumbrou que seria importante dar continuidade ao Projeto da Zumba. Convidou Marquinhos para reassumir seu posto à frente do projeto, no entanto não apenas naquele local, onde ele permanecera por dois anos. O prefeito queria que o movimento se expandisse e pudesse contemplar todo o município, facilitando a vida de muitos moradores de outros bairros que tinham que se deslocar até Prazeres para poder participar das aulas de Zumba.

A partir daí, o movimento se alastrou e hoje está presente em 7 localidades:

  • Barra de Jangada, na Academia da Cidade – Segundas e Quartas-feiras – 19h
  • Centro Cultural Miguel Arraes de Alencar – Segundas, Quartas e Sextas-feiras – 19h
  • Conjunto Habitacional Aritana – Quartas e Sextas-feiras – 19h
  • Muribeca dos Guararapes, na Pracinha da Muribeca – Segundas e Quintas-feiras – 19h
  • Praça Rita Coelho, em Cavaleiro – Terças e Quintas-feiras – 19h
  • Quadra Poliesportiva do Conjunto Marcos Freire – Terças e Sextas-feiras – 6h e 19h
  • Viaduto Geraldo Melo – Terças e Quintas-feiras – 6h e 19h.

Hoje, entre jovens, adultos, idosos e até crianças, o projeto movimenta mais de 700 pessoas e, sob a coordenação de Marquinhos, formaram-se muitos professores de Zumba, ao longo desses anos.

Todas as emissoras de TV de Pernambuco e muitas de fora do Estado já produziram reportagens sobre o projeto. Na foto, Mhatteus Sampaio, da Globo NE, entrevista Marquinhos para o NE TV

O movimento tem sido tão importante para a população, com demonstrações frequentes de gratidão ao idealizador do projeto, que rendeu um convite, por parte do prefeito Anderson Ferreira, para que Marquinhos da Zumba dispute uma vaga na Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes, o que ele aceitou já visando poder ampliar seus projetos.

“É lógico que eu continuarei à frente desse projeto e, provavelmente, vou poder dar-lhe uma maior dimensão. Mas, como legislador, poderei fazer muito mais, inclusive no que diz respeito a alguns projetos voltados para meu segmento principal, que é o artístico. Jaboatão tem muitos artistas e eles precisam de um representante na Câmara, para defendê-los e realizar projetos que os beneficiem”, ressalta Marquinhos.

O deputado federal André Ferreira, presidente estadual do PSC já fez o convite para que Marquinhos se filie imediatamente ao PSC e, com certeza, vai lhe dar todo apoio nessa nova missão.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar